22.2.09

Que carnaval é esse?

E o carnaval heim?


O que se vê e ouve é o mesmo de sempre. Quando não são os baianos e seu “Tira o pé do chão”, são as “cachorras”, “popozudas” e os “chegados” do Funk carioca ou até os forrozeiros eletrônicos de plantão eterno, que agora na falta de coisa melhor, misturam o seu forró à música baiana. Isso quando não inventam de tocar o que é popularmente conhecido como “suingueira”, que dói no juízo de quem gosta de música de verdade.

 

Tudo. Se toca de tudo no carnaval atual. Tudo menos as marchinhas clássicas cheias de lirismo ou até o baticum do samba que é a razão de existir o momento do carnaval está ficando em segundo ou terceiro plano.

Eu aviso, assim como animais que são abatidos sem perdão e em grande quantidade, o carnaval como surgiu a pouco mais de cem anos, vai sumir, entrar em extinção.

 

Antes o momento era um tempo para as pessoas se divertirem e se soltar. Mas hoje com os eventos parecendo uma boate de baile funk (bem ruim por sinal), um carnaval fora-de-época(?) com seus blocos de abadás e cordões de isolamento ou até um show de rock como tem acontecido por aqui (LitoraL), o feriadão de carnaval como conhecemos deve deixar de existir também.

 

As escolas de samba dos principais centros devem sobreviver da renda do turismo estrangeiro (que ainda oferece alguma curiosidade pelo evento) ou da participação das TVs, Já em lugares menores vive as custas dos poderes governamentais locais (caso do Piauí).Ou vai dizer que se o governo não bancar o evento, ele se sustente por si só?

 

Para quem como eu, gosta de marchinhas, indico um blog, que além de ter postado grandes discos de carnaval, presta um grande serviço ao povo brasileiro trazendo grandes raridades do nosso antigo mercado musical, já que as gravadoras, mesmo que estivessem bem das pernas, não disponibilizariam para nós esse material.


 

Mesmo com tudo isso, Bom Carnaval a todos os leitores desse blog!

YES para o Pet Shop Boys!

Para quem andava saudoso da dupla de technopop formada por

 Chris Lowe e Neil Tennant, também conhecida como 

Pet Shop Boys, pode ficar alegre. A banda está de disco novo. Yes está saindo e é uma parceria da banda com o grupo Xenomania, que já trabalhou com Sugarbabes e Girls aloud. Sugestiva essa parceria, não?

A banda é conhecida por um som bem sofisticado, sem deixar de Pop e radiofônico ao mesmo tempo. Pena que como o Erasure, tenha perdido muito dessa essência em meados dos anos 90.

Dia 16 de março sai o single “Love Etc” que precede o lançamento do álbum YES, dia 23.

 Faixas do novo ábum:

1 Love etc.

2 All over the world

3 Beautiful people

4 Did you see me coming?

5 Vulnerable

6 More than a dream

7 Building a wall

8 King of Rome

9 Pandemonium

10 The way it used to be

11 Legacy

 

Uma edição especial traz um CD adicional com as seguintes faixas:

 

1 This used to be the future

2 More than a dream- Magical dub

3 Pandemonium- The stars and the sun dub

4 The way it used to be- Left of love dub

5 All over the world- This is a dub

6 Vulnerable -Public eye dub

7 Love etc. -Beautiful dub

 

O single de remixes traz as seguintes faixas:

1. Love etc.

2. Love etc. (Pet Shop Boys Mix)

3.
Love etc. (Gui Boratto Remix)

4. Love etc.
(Kurd Maverix Remix)

5. Love etc. (Frankmusik Star & Garter Dub)

6. Love etc. (Kurd Maverick Dub)



 

Então preparem seus bolsos. Se não sair por aqui, não se preocupem. Tudo pode ser comprado e baixado na net legalmente em sites internacionais.

21.2.09

Viva la vida e todos seus amigos...

Março vai ser um grande mês para quem mora no sudeste deste continental país.

Além do desprezível Backstreet Boys, Rio e São Paulo vão receber os “emos” do Simple Plan, a super banda Keane e Simply Red.

















O Simple Plan é tudo que o NXZero queria ser, e até tenta, só que plageando bastante.

A banda americana já tem vários hits e acerta em cheio o peito da moçada que sofre e chora de amor sem muita necessidade. 

Mas agrada também os troianos. 

O último hit da banda é bem pegajoso e merece respeito.  Veja e ouça “Your Love is a lie”.



O Keane é uma banda triste por natureza. Pior que eles só o Travis, no quesito tristeza não tem fim. Mas o Keane tem hits de rádio como “Everybody´s Changing” e “Somewhere only we know” que salvam qualquer platéia eufórica, como a brasileira. A banda vem promover o novo álbum Perfect Simetry, lançado ano passado, mas se salva pelo ótimo Hopes and Fears que tinha também “Bedshaped” que você vê e ouve no vídeo abaixo:


















 





Mas o destaque é o Simply Red, que manda bem nos shows. Melhor seria na fase áurea da banda, lá pela metade dos anos 80, quando a banda era bem “cool”. E era uma banda de verdade que fazia um som diferente de tudo até ali, mas que contagiava e fazia dançar. Um vocalista ruivo com voz de “negão”. 

Os músicos da banda naquele tempo eram impecáveis. Até um guitarrista brasileiro a banda teve pouco antes de ser reduzida ao vocalista Mike Hucknall

O último grande petardo do Simply Red como banda foi o álbum Stars (1991) que vendeu horrores na Europa e EUA e fez vários hits como a faixa titulo e ainda “For Your Babies” e “Something got me started”. Mas eu gosto mesmo é de Picture Book (1985), o primeirão da banda que tinha “Come to my aid”, “Money´s tôo tight(to metion)”, “Open up the red box” e a clássica “Holding back the years” A foto acima é dessa época. 

Depois vieram Men and Women (1987) e A new flame (1989).

O Simply Red é a cara do extinto Matrinchan Club que tinha o camando do DJ FEDERAL. Naqueles dias, o club era inundado de música de qualidade e sofisticada. “Come to my aid” e “Money´s tôo tight” eram presença garantidas nos pick ups. 

Para quem não sabe, o Matrinchan nas noites de Sexta e Sabado eram bem exclusivas. Cavalheiros só entravam de sapato bico fino. Algo meio em falta nos dias de hoje em Teresina em meio a tantos pubs meios sem graça e cheios da mesma música.

Vale lembrar que a moçada jovem tinha sua vez no Club Matrinchan nas matines de Domingo. Que além do BRock em voga na época, também tinham Simply Red. Mas na hora da “Pegação”.

Os shows da banda ocorrem dias 25 em São Paulo e dia 26 no Rio de Janeiro.

O ultimo álbum do Simply Red é Stay de 2007.


 

** Quem esteve no Brasil há poucos dias para uma única apresentação em São Paulo foi o ex-vocalista do Bauhaus, Peter Murphy



Para quem não sabe o Bauhaus é a mãe das bandas góticas e por sua vez da “Cold Wave” inglesa, dos “darks” e por ultimo dos tão criticados “Emos”.

O Bauhaus era uma banda “barra pesada” de verdade e tem como maior hit (uma banda assim pode ter um hit?)  “Bela Lugosi´s death”.



Em 2006 a banda retornou e fez turnê com o Nine Inch Nails e em 2008 lançou um disco chamado Go Away White. Mas Peter Murphy segue em carreira solo. 

Mas se você é um dark ou emo e perdeu essa chance, não fique triste porque outro expoente desse movimento vem ao Brasil matar a saudade em Junho. O Sisters of Mercy vem para Curitiba e São Paulo para grandes shows. Não perca essa.

 

 





Pra fechar esse post, dizem por ai que Sir Paul McCartey, Britney Spears, Amy Winehouse e Coldplay podem pintar no Brasil.

Shows no primeiro mundo do Brasil, é claro!

** Duas grandes bandas que realmente fazem o verdadeiro sentido do rotulo POP, fazem shows no Brasil: A-Ha e Depeche Mode.

 

O A-Ha é conhecido globalmente pelo sucesso “Take On Me” que com um clip inovador para aquela época (1985) e uma música pegajosa conquistou a América e o resto do mundo. 

Depois disso a banda seguiu lançando grandes clips, oops, discos que ainda fizeram a carreira da banda durar mais alguns anos. Depois de muito sucesso no Brasil a banda fez excursões que incluíram Fortaleza no roteiro (1991).

A banda deu um tempo em 1994 e voltou no inicio dos anos 2000 com um bom disco mas menor sucesso. O último disco da banda é Analogue de 2006.

Agora a banda promete mais um giro pelo Brasil e deve desfilar seus grandes hits e músicas novas. Os shows estão previstos para dia 25 em São Paulo e dia 26 no Rio de Janeiro.

Alguns hits do A-ha? "Hurting high and low", "Stay on these roads", "Early morning", "The sun always shines on TV", "Cry Wolf", "Summer moved on", "The living daylights", "Touchy", "The bloody that moves the body", "I´ve been losing You", "Manhattan Skyline", pra citar alguns...

Uma das últimas apresentações ao vivo da banda foi no Live 8. relembre "Take on me":


O Depeche Mode é uma banda que surgiu bem no final dos anos 70 e adentrou os 80 sempre crescendo musicalmente até se tornar umas das bandas mais influentes da música eletrônica mundial, se dando até o direito de acrescentar elementos de rock na sua alma eletro dark romântica.

A turnê vai divulgar o novo disco da banda, Sounds Of The Universe, que saí dia 20 de Abril nos EUA e Inglaterra.  Uma caixa (como sempre) vai sair em edição especial contendo os seguintes mimos: 3 Cds: Um normal, um com remixes e faixas extras e o terceiro com algo inédito na carreira da banda: ensaios e versões demos das musicas do disco novo. E para completar o pacote um DVD com entrevistas, making of, clip promocional de “Wrong” e o álbum em 5.1 DTS. Ah! O Pack traz ainda 2 livros de capa dura de 84 paginas: Um com fotos de Anton Corbjin (fotografo da banda de longa data) e outro com fotos amadoras da equipe de produção e da própria banda. Imagine quanto não vai custar essa Box Set? Não precisa nem dizer que não saí aqui, né?

O single “Wrong” saí dia 6 de Abril.

Lista de faixas de Sounds of the Universe:

1. In Chains

2. Hole To Feed

3. Wrong

4. Fragile Tension

5. Little Soul

6. In Sympathy

7. Peace

8. Come Back

9. Spacewalker

10. Perfect

11. Miles Away / The Truth Is

12.
Jezebel

13. Corrupt

Também não é a primeira vez da banda em “terra brasilis”. As datas e cidades ainda não foram divulgados, o que nos faz sonhar com um show pelo menos perto aqui de Teresina. Se acontecer é no segundo Semestre.

E dá até para ouvir o novo single aqui. "Wrong" ao vivo na Europa:

Brasil Afora...



O Paralamas do Sucesso é uma das maiores bandas de Rock Pop do Brasil. Posto esse conquistado com muitos anos de carreira (desde 1983), sucessos e uma quase tragédia.

Agora depois de quatro anos, a banda de Herbert Viana, Bi Ribeiro e João Barone, está lançando disco novo, novamente apostando em sons com forte influência genuinamente brasileira.

A primeira experiência da banda nesse campo foi ainda na década de 80 com o disco Selvagem!(1986) que continha hits como “Alagados”, “A novidade” e “Melô do Marinheiro”.

Depois de uma série de discos bem alternativos, a banda flertou novamente com o pop no disco Vamos bater Lata (1995) que continha o hit “Uma Brasileira” e a polêmica “Luis Inácio (300 Picaretas)” que levantou novamente a velha briga da censura no Brasil que, claro, é sempre unilateral.

A banda voltou a fazer uma música mais rock pop no álbum Hey Na Na e lançou em 1999 um acústico MTV com muitos convidados e um cover do Legião Urbana (“Que País é esse?”).

 

Pouco depois, Herbert sofreu um acidente que por pouco não lhe tirou a vida.

Herbert recuperado, a banda lançou Longo Caminho (2002) que na minha opinião já estava quase pronto antes do acidente. Novo mesmo foi o disco Hoje de 2005, que apesar de um bom disco, não emplacou nas paradas.

 

Para o novo disco a banda tem o auxilio de Carlinhos Brown, que trabalhou com a banda em hits radiofônicos anteriores, e o produtor Liminha, um dos maiores do cenário musical no Brasil. Outra participação inusitada é do cantor Zé Ramalho.

O disco deve estar nas lojas e nos blogs a partir de Março e deve se chamar Brasil Afora.

É esperar para ouvir.

From Piauí with love...

** O Youtube é um site que hospeda vídeos e está fazendo a festa de milhões de desconhecidos e celebridades de verdades nesse nosso mundo virtual.

Mas não dá pra negar que as bizarrices é que fazem realmente essa festa. Principalmente a de quem procura diversão na net.

Uma das vantagens desse novo meio de propagação visual é que realmente qualquer um tem sua vaga ao grande sol das bizarrices mundiais em formato de vídeos. E como há atualmente uma grande escassez de criatividade no mundo, aliás, no país todo e até em grande aqui na nossa região particularmente, as atrações de gosto duvidoso tem alcançado grande destaque no You tube (www.youtube.com).



Para nossa decepção (dos amantes da boa música), um dos destaques mencionados em um grande portal de audiência nacional tem sido de uma garota do Piauí que tem conseguido piorar com clips bem, diríamos, “trash”, o que na sua forma original já eram bem ruins.  



O "fenômeno" local chama-se Stefhany e ganhou notoriedade depois que foi citada numa matéria do portal do conglomerado de comunicação do “Seu” Roberto Marinho.

Uma das atrocidades da moça foi destruir a musica “Juliet” de Robin Gibb. Tanto na letra “sem noção” como no vídeo “trash”, que vai fazer fâs do cantor lembrar da cantora quando ouvirem a música original. E não Pará por ai. Outras canções do mundo Pop também são massacradas sem perdão. 

Essa prática muito comum no meio dos “forrozeiros modernos” que, sem nenhuma criatividade, se apropriam de melodias já conhecidas, mas abandonam qualquer semelhança em relação às letras.

Não se pode dizer que a “Juliet” original era um clássico, mas não era assim, um “Anjo”

Outra vitima do massacre foi Vanessa Carlton que teve sua “A Thousand Miles” tranfigurada em “Eu sou Stefhany”. Sem maiores comentários. Na realidade a Vanessa até que merecia um pouco esse castigo, diferente de outros artistas que sofrem nas versões bregas da cantora de Inhuma.

A música de Stefhany é brega e tem todos os clichês do estilo (vocal, guitarrinha e a indefectível vinheta que repete o nome do artista para os desavisados de plantão). Na falta de algo melhor no nosso cenário, Stefhany vai se destacando e ganhando as paginas dos jornais e portais locais com “merecido” destaque, afinal, a moça tem grande visitação no Youtube. Uma média de 15.000 visualizações (se tiver algum com mais me informem pois não tive paciência e estomago para ver tudo).

Veja e ouça um dos massacres da cantora.





Pelo menos numa coisa a cantora foi certeira. Partiu direto pro nicho de DVDs (piratas,é claro) já que as massas não consomem mais CDs físicos. E como a maioria dos bares da cidades está munido de um DVD player, um TV de 29 e uma caixa amplificada, a cantora teria sucesso garantido. Mas o sucesso veio mesmo foi via internet.  

Isso é que é realidade virtual. Mas nas palavras da própria cantora em jornal local: “Falem mal, mas falem de mim...”

10.2.09

Brasil dá vexame no Grammy novamente...



Mais uma vez a cambaleante industria premia seus grandes nomes, pelo menos os que ainda estão tentando produzir alguma coisa rentável. Estou falando dos Grammys, o Oscar da música mundial.

O melhor disco do ano de acordo com a academia é Please Read The Letter do eterno Led Zeppelin, Robert Plant, muito bem acompanhado de Alison Krauss. O disco que levou o premio de gravação do ano, melhor perfomance de uma dupla e melhor disco do ano, é um mix de Rock com Country americano. Ganhou na concorrência com Coldplay, M.I.A., Radiohead e Leona Lewis (a nova Whitney Houston-que inclusive apareceu na premiação).

O Coldplay, em sua constante busca pelo posto do U2 no olimp Pop, ganhou com música do ano (“Viva La Vida”), Melhor álbum de Rock, melhor performance de grupo.

Duffy, queridinha deste blog, ganhou revelação do ano, melhor álbum de pop vocal e melhor performance pop feminina. Muito bom para uma cantora galesa que ainda é pouco conhecida do público brasileiro e concorre com Amy Winehouse no olimpo das divas.

O Daft Punk ganhou com melhor disco de Dance Music (Alive 2007) e melhor Single  Dance (“Harder Better Faster Stronger”), desbancando Madonna, Hot Chip, Lady Gaga (Sensação nos EUA), Rihanna, Cindy Lauper, Kylie Minogue e Moby. É, os franceses estão com tudo (pelo menos para os críticos do Grammy).

 

Outros vencedores foram o Eagles (com uma faixa instrumental), Natalie Cole, John Mayer, Kings of Leon (com a polêmica “Sex on Fire”), The Mars Volta, Mettalica (com faixa do novo disco Death Magnetic), Bruce Springsteen (compositor de Rock), Radiohead (ganhou com melhor disco de rock alternativo – In Rainbows), Alicia Keys (com o single “Superwoman”), NE-yo, Al Green e John Legend, Jeniffer Hudson, Mary J. Blidge, Lil Wayne, Estelle e Kayne West (com o hit “American Boy”) e muitos outros em outras categorias não menos importantes.

Quanto aos brasileiros, Gilberto Gil concorreu com Banda Larga Cordel, mas não levou. Uma pena. Mas pena maior ainda é a falta de concorrentes do Brasil. 

Há várias categorias para música latina e até de outros países continentais. Até remixes, notas e comentários em capas de disco e gravações surround são premiadas. Mas o Brasil, nada. 

É o reflexo de uma industria (comercial e cultural) cada vez mais pobre, principalmente no que se trata de “mundo da música”, hoje comandada pela livre pirataria. Realmente, uma pena.



A lista completa de indicados e vencedores da 51º premiação do Grammy pode ser acessada no link abaixo:

http://www.grammy.com/grammy_awards/51st_show/list.aspx

 

Música para os olhos! 

Veja um vídeo da musica “Please read the Letter” com os premiados Robert Plant e Alison Krauss:



3.2.09

Grande "Gorila" Collins.

Phill Collins manda bem. É de longe um dos caras mais criativos da música pop, apesar de estar meio parado há algum tempo.
Eu, que vem da geração 80, conhece Phil do Genesis. Não sabia a principio que o vocalista do Genesis era o Peter Gabriel. Phil pegou o trem andando.
Conheço o som de Phil desde o disco No Jacket required, O disco que lançou o homem no universo Pop em definitivo e do Genesis fase Invisible Touch. Tudo isso ali entre 1985 e 1986. Grandes anos esses...
Mas o Phil tinha um primeiro disco solo cheio de músicas que ainda traziam alguma coisa do progressivo do Genesis.
"In the air tonight" é uma daquelas músicas que sempre estão em alguma parada. Primeiro quando foi single e volta sempre como trilha de alguma coisa.
Mas nunca a musica chegou num posto tão alto das "charts" quanto agora em 2008 quando serviu de fundo para propaganda de chocolate na Europa.
O vídeo que foi premiado até em Cannes (Publicidade) virou o que muitos chamam de "Video víral" na Net.
Por quê?
Gracas a mesma net você pode conferir abaixo:



A performance é a mesma dos shows de Phil Collins.
Tem gente dizendo até q o gorilão tem mais carisma que o próprio Collins. Uma maldade.

Video da Semana: Oren Lavie - Her Morning Elegance

Oren Lavie tem um voz que lembra muito o ex-vocalista do Genesis, Peter Gabriel.
Oren fez um vídeo para o single "Her Morning Elegance". O vídeo usa e abusa de Stop Motion para falar do amanhacer de uma mulher.
Veja o vídeo de Oren:

A música é do álbum The opposite Side of the Sea e também foi trilha de um comercial da Chevrolet americana, o que deu bastante visibilidade ao trabalho de Oren, que fora do mercado europeu só tem seu disco lançado no Itunes.
Mais info na pagina do artista no MySpace:
www.myspace.com/orenlavie

A vida da publicidade no Superbowl

Nos Estados unidos há o supercampeonato de futebol americano chamado Superbowl. São duas finais e para eles, o evento esportivo se compara ao nosso campeonato brasileiro de futebol. 

Sempre há um megashow de um grande artista, algo tipo Michael Jackson, Paul McCartenry e Bruce Springsteen. 

Isso faz o evento televisivo, a transmissão do Superbowl ter uma enorme audiência.

Com isso, o intervalo comercial do Superbowl também acaba sendo o espaço publicitário mais caro das Américas.

Os comerciais acabam sendo impecáveis e muitas vezes só são exibidos durante o evento.

Um caso clássico foi a peça de lançamento dos computadores pessoais da Macintosh, considerado até hoje um dos melhores comerciais de todos os tempos. O titulo da peça é 1984 e remete ao livro de Orwell que tambem inspirou o programa de TV Big Brother. Mas os detalhes de 1984 (livro) e porque a peça não teve nenhum impacto no Brasil é outra história (Naquela época nosso país nem engatinhava no campo dos computadores pessoais e também na tecnologia da informática, já populares nos EUA por questou politicas).

Veja a peça clássica de 1984:



Eu destaco entre as peças do Superbowl desse ano um que (como não podia deixar de ser) usa a música para sua mensagem e traça uma muito interessante comparação de gerações.

Veja o comercial da Pepsi que traz entre muitas celebridades, Bob Dylan e Will I Am (Black Eyed Peas).



 

"Roll with it", Teresina!!!!

Teresina é uma cidade muito bacana mesmo, principalmente nesse inicio de 2009..

Tivemos um super show internacional que (pasmem) teve até promoção via "cambistas". A promoção provavelmente se deu por causa do péssimo costume de venda de ingressos inflacionados nos grandes show de forró da cidade.

Como o publico (seleto) de Alanis Morissette se antecipou na compra de seu "suado" ingresso, os "cambistas" se deram mal.

E teve ainda uma aula de profissionais que fizeram o som de Alanis soar perfeito no complicado ambiente do Atlantic City. A diferença foi gritante do show do palco principal para o palco das atrações locais.










Agora tem um "zum zum zum" por ai que a banda inglesa Oasis poderá vir a Teresina.

Isso mesmo, a banda de Noel e Lian Gallagher podem executar seu Rock poderoso e cheio de distorção bem na frente dos nossos olhos (e ouvidos). O rumor até procede porque há a promessa de uma turnê no Brasil e show da banda em Belém do Pará...

Se isso acontecer, Teresina será uma cidade abençoada este ano, pelo menos por esses dois shows ( incluindo a Alanis).















O Oasis está com disco novo, muito aclamado pela critica e até pelo público. E tem um passado glorioso, já que pode se dizer que foi uma das maiores bandas do planeta na década passada, fazendo história na música com o movimento Brit Pop. O movimento tinha como cabeças o Oasis e o Blur numa guerra que lembrava de longe a dos tempos dos Stones e dos Beatles. Falando em Beatles, os irmãos Gallagher, além de fâs assumidos do Fab Four, tinham sua música extremamente influenciada pela banda de Liverpool.

Mas a briga antiga nem puxava água pra briga do Brit Pop que incluiu até ameaças de morte. Mas passado todo esse furor publicitário, o Blur e o Oasis meio que acabaram. Principalmente o Blur. O Oasis voltou há alguns tempos sem a mesma arrogância, mas o sim com o bom e velho Rock and Roll.



Resta torcer (e novamente rezar) para o Oasis realmente vir a Teresina para que possamos curtir no mínimo "Wonderwall", o maior sucesso do grupo que também tem todo o repertório dos dois primeiros discos (completos) como grande contribuição para a música e principalmente para o Rock and Roll.




O Mike Flowers Pop é uma banda que faz versões bem diferentes de clássicos da musica pop atual. Bem, nem tão atual assim, mas faz versões bacanas.

Por causa do “furo” Oasis, vamos ver e ouvir a versão que o cara fez para “Wonderwall” do Oasis. Muito bacana. Claro, isso nos anos 90.

Titãs de volta.

Uma das maiores bandas do Brasil volta a ativa e lança disco de músicas inéditas, o Titãs.

A banda que não lancava nada desde 2003 saí com album novo, ainda sem titulo até Julho de 2009.

Os Titâs, composto hoje de Sergio Brito, Paulo Miklos, Branco Mello, Tony Belloto e Charle Gavin que sempre foram uma das referências do Rock feito no Brasil, grava pela segunda vez de forma quase independente.

A primeira foi na extinta Abril Music que foi comprada pela Sony e BMG. Antes a banda era artista da Warner que detém a maior parte do catalogo da banda.

O novo disco, ainda em fase de produção sai pela Arsenal de Rick Bonadio, que assina a produção do disco junto com a banda. Bonadio é conhecido produtor "midas" (tudo que toca vira ouro) do atual mercado nacional.

A primeira música de trabalaho. "Antes de você", já esta até em trilha de novela da Globo (Caras e Bocas) o que mostra um possível retorno da banda a sua forma mais Pop.

Vale lembrar que a banda lançou a pouco um documentário (A vida parece uma festa) que mostra momentos intímos da banda desde o ínico da carreira, ainda na década passada. O filme ainda não chegou por aqui.

Quanto ao novo disco, e esperar pra ouvir...





 

Alanis em Teresina.



Teresina hoje recebe um artista internacional. Isso é muito bom porque eu mesmo escrevo aqui sobre artistas que vem sempre ao Brasil, mas parece que nem é no nosso país, pois em lugar que tem dimensões continentais como o Brasil, fica muito difícil sair daqui para o sudeste por causa da distância e dos gastos que envolvem essa operação.

Até shows de artistas nacionais é difícil por aqui.

Não entendo porque muita gente reclama da comoção e até do preço dos ingressos do show de Alanis Morissette em Teresina. São muito mais acessíveis do que de qualquer show internacional no sudeste do Brasil. Tão acessíveis quanto de bandas e artistas baianos que estão as vezes até 2 vezes no mesmo ano por aqui.

Mas o que interessa é ver e ouvir ao vivo a cantora canadense que mexeu com meio mundo quando abandonou a sonoridade “pop-dance” dos anos 90 e resolveu abrir seu diário particular regado por melodias muito bem tricotadas por um super produtor.

Vendeu feito água e tocou em alta rotatividade na MTV.

“Hand in my pocket”, “You Oughta know”, “Perfect”, “You Learn” , “Hand over Feet” e “Ironic” fazem parte desse petardo pop.

Infelizmente Alanis não conseguiu fazer outro álbum a altura de Jagged Little Pill. Mas ainda tem muitos hits espalhados em mais de 14 anos de carreira.

Apesar da turnê ser de lançamento do álbum Flavors of Entaglement, espero que a cantora cante no show perolas como “Joining You”, “Thank u”, “Uninvited”, “Offer” e se não for pedir demais “King of Pain”, cover do The Police, gravada no CD Unplugged MTV.

Agora não devemos esperar um show muito “baiano” (agitado) ou uma super produção, afinal Alanis é uma cantora Pop, diriamos, mais “cabeça” e não uma cantora de megashows de entretenimento, como Madonna ou Britney Spears.

Mas podemos esperar boa música, isso sim! 

E torcer também (melhor rezar) para que Teresina entre na rota internacional de grande shows. Pelo menos os "Medios".



Para provar que tem excelente senso de humor, Alanis regravou "My Humps" do grupo Hip Hop Black Eyed Peas, sim, aquele da Fergie. Claro. É uma píada... Veja a transformação:


 

Música "da hora".

Música para um Domingo Feliz:

Brainstorm (Prata Vetra) - "Maybe"

Som que vem da Latvia para ouvidos apurados do Brasil. A música é de 2007 mas só agora estoura por aqui.









"My body, My hand

My heaven, My land

My guardian angel is mine



And you say…

My dreams, My head

My sex, My bed

And it's my Corona with lime



And then I say ..

Maybe we could divide it in two

Maybe my animals live in Your Zoo



And You say..

My head, My frown

My kingdom, My crown

My palace and court is mine



And You say..

My lights, My show

My years to grow

The time that I spend is fine



And then I say ..

Maybe we could divide it in two

Maybe my animals live in Your Zoo

And then I say ..

Maybe

Maybe I'm in love with You…



But You say…

My coat, My hat

My bones, My fat

My zipper is shut by me



And You say..

My Skin, My blood

My devil, My God

My freedom is what You see



But then I say

Maybe we could divide it in two

Maybe my animals live in Your Zoo

Then I say

Maybe

Maybe I'm in love with You….



But then I say

Maybe we could divide it in two

Maybe my animals live in Your Zoo

Then I say

Maybe

Maybe I'm in love with You….



My begining, My end

My nuclear bomb to pretend…..



My begining, My end

My nuclear BOMB"

Trilhas Sonoras da Globo. Em decadência?

A indústria musical não é mais a mesma mesmo. Agora até uma das linhas mais lucrativas das gravadoras do país parecem sentir o reflexo dessa crise, a das trilhas sonoras de novelas.

As trilhas de novelas atuais se baseiam basicamente em músicas antigas, velhos sucessos da época dourada da indústria fonográfica e não mais em músicas novas.

Qual será o reflexo? Será que a escassez de novidades de impacto? Ou Será o excesso delas? Ou será ainda a falta de incentivo da grande indústria (do “jabá”)?

A verdade é que as trilhas têm saído recheadas de músicas antigas e regravações “meio safadas”, fora do padrão.

Vide a trilha da novela das 19 que saiu e das 20 horas que está por vir, como exemplo

 

Desde que foi criada em meados dos anos 70, as trilhas de novelas são uma vitrine da indústria fonográfica, movida principalmente pela propina musical (o famoso “Jabá”).

No inicio a Globo produzia suas trilhas e depois passou a trabalhar com coletâneas que reuniam o melhor (e o pior) do que estava acontecendo no mundo da música.

Na falta dos compactos, muitas músicas viraram hits no Brasil graças à presença na trilha da novela de sucesso. Algumas até clássicos.

Geralmente as trilhas eram grandes coletâneas de sucessos que podem décadas depois servir de uma espécie de resumo do que aconteceu naquele momento, naquele ano, seja na vida do ouvinte, quanto no playlist de estações de rádio também.

 

Essas trilhas tinham vendas estrondosas também.

A própria Rede Globo criou uma gravadora para abocanhar parte do rendimento das altas vendas de suas trilhas.

Um dos últimos recursos das gravadoras é lançar coletâneas com os sucessos que um determinado artista colocou em trilhas, no caso as coletâneas Novelas.

 

Os seriados que geralmente são de época também são excelentes coletâneas. Trazem um resumo com o melhor produzido no período em que são baseados. Bons exemplos são Maysa e Queridos amigos, recém apresentados e sucessos de publico. Ambos os seriados conseguiram trazer uma música brasileira para uma geração que nunca tinha ouvido falar dela: Música boa!  

 

 

Existem vários blogs e sites que se dedicam a esse tema e a trilhas de novelas lançadas no decorrer dos anos.

São inúmeros os temas que remetem diretamente a um personagem ou a uma novela.

No caso da novela que introduz ao povo brasileiro a cultura da Índia, as músicas da trilha devem ser compostas de temas inspirados naquele pais com velhos clássicos da MPB e ainda algum “jabazinho” que movimenta o que restou da industria.

Mas a verdade é que nada tem escapado a crise real que as gravadoras e artistas estão passando. E isso nada tem a ver com a crise internacional que tanto falam por aí...

 

 

Algumas trilhas clássicas:

Estúpido Cupido, Top Model, Coração Alado, Hipertensão Internacional, Pecado capital, mas existem milhares de trilhas muito boas circulando ai na net. É só se ligar...