21.2.09

Viva la vida e todos seus amigos...

Março vai ser um grande mês para quem mora no sudeste deste continental país.

Além do desprezível Backstreet Boys, Rio e São Paulo vão receber os “emos” do Simple Plan, a super banda Keane e Simply Red.

















O Simple Plan é tudo que o NXZero queria ser, e até tenta, só que plageando bastante.

A banda americana já tem vários hits e acerta em cheio o peito da moçada que sofre e chora de amor sem muita necessidade. 

Mas agrada também os troianos. 

O último hit da banda é bem pegajoso e merece respeito.  Veja e ouça “Your Love is a lie”.



O Keane é uma banda triste por natureza. Pior que eles só o Travis, no quesito tristeza não tem fim. Mas o Keane tem hits de rádio como “Everybody´s Changing” e “Somewhere only we know” que salvam qualquer platéia eufórica, como a brasileira. A banda vem promover o novo álbum Perfect Simetry, lançado ano passado, mas se salva pelo ótimo Hopes and Fears que tinha também “Bedshaped” que você vê e ouve no vídeo abaixo:


















 





Mas o destaque é o Simply Red, que manda bem nos shows. Melhor seria na fase áurea da banda, lá pela metade dos anos 80, quando a banda era bem “cool”. E era uma banda de verdade que fazia um som diferente de tudo até ali, mas que contagiava e fazia dançar. Um vocalista ruivo com voz de “negão”. 

Os músicos da banda naquele tempo eram impecáveis. Até um guitarrista brasileiro a banda teve pouco antes de ser reduzida ao vocalista Mike Hucknall

O último grande petardo do Simply Red como banda foi o álbum Stars (1991) que vendeu horrores na Europa e EUA e fez vários hits como a faixa titulo e ainda “For Your Babies” e “Something got me started”. Mas eu gosto mesmo é de Picture Book (1985), o primeirão da banda que tinha “Come to my aid”, “Money´s tôo tight(to metion)”, “Open up the red box” e a clássica “Holding back the years” A foto acima é dessa época. 

Depois vieram Men and Women (1987) e A new flame (1989).

O Simply Red é a cara do extinto Matrinchan Club que tinha o camando do DJ FEDERAL. Naqueles dias, o club era inundado de música de qualidade e sofisticada. “Come to my aid” e “Money´s tôo tight” eram presença garantidas nos pick ups. 

Para quem não sabe, o Matrinchan nas noites de Sexta e Sabado eram bem exclusivas. Cavalheiros só entravam de sapato bico fino. Algo meio em falta nos dias de hoje em Teresina em meio a tantos pubs meios sem graça e cheios da mesma música.

Vale lembrar que a moçada jovem tinha sua vez no Club Matrinchan nas matines de Domingo. Que além do BRock em voga na época, também tinham Simply Red. Mas na hora da “Pegação”.

Os shows da banda ocorrem dias 25 em São Paulo e dia 26 no Rio de Janeiro.

O ultimo álbum do Simply Red é Stay de 2007.


 

** Quem esteve no Brasil há poucos dias para uma única apresentação em São Paulo foi o ex-vocalista do Bauhaus, Peter Murphy



Para quem não sabe o Bauhaus é a mãe das bandas góticas e por sua vez da “Cold Wave” inglesa, dos “darks” e por ultimo dos tão criticados “Emos”.

O Bauhaus era uma banda “barra pesada” de verdade e tem como maior hit (uma banda assim pode ter um hit?)  “Bela Lugosi´s death”.



Em 2006 a banda retornou e fez turnê com o Nine Inch Nails e em 2008 lançou um disco chamado Go Away White. Mas Peter Murphy segue em carreira solo. 

Mas se você é um dark ou emo e perdeu essa chance, não fique triste porque outro expoente desse movimento vem ao Brasil matar a saudade em Junho. O Sisters of Mercy vem para Curitiba e São Paulo para grandes shows. Não perca essa.

 

 





Pra fechar esse post, dizem por ai que Sir Paul McCartey, Britney Spears, Amy Winehouse e Coldplay podem pintar no Brasil.

No comments: