3.2.09

A vida da publicidade no Superbowl

Nos Estados unidos há o supercampeonato de futebol americano chamado Superbowl. São duas finais e para eles, o evento esportivo se compara ao nosso campeonato brasileiro de futebol. 

Sempre há um megashow de um grande artista, algo tipo Michael Jackson, Paul McCartenry e Bruce Springsteen. 

Isso faz o evento televisivo, a transmissão do Superbowl ter uma enorme audiência.

Com isso, o intervalo comercial do Superbowl também acaba sendo o espaço publicitário mais caro das Américas.

Os comerciais acabam sendo impecáveis e muitas vezes só são exibidos durante o evento.

Um caso clássico foi a peça de lançamento dos computadores pessoais da Macintosh, considerado até hoje um dos melhores comerciais de todos os tempos. O titulo da peça é 1984 e remete ao livro de Orwell que tambem inspirou o programa de TV Big Brother. Mas os detalhes de 1984 (livro) e porque a peça não teve nenhum impacto no Brasil é outra história (Naquela época nosso país nem engatinhava no campo dos computadores pessoais e também na tecnologia da informática, já populares nos EUA por questou politicas).

Veja a peça clássica de 1984:



Eu destaco entre as peças do Superbowl desse ano um que (como não podia deixar de ser) usa a música para sua mensagem e traça uma muito interessante comparação de gerações.

Veja o comercial da Pepsi que traz entre muitas celebridades, Bob Dylan e Will I Am (Black Eyed Peas).



 

No comments: