13.4.09

Saudosas Coletâneas... Quando dava pra ouvir um disco todo.

Os críticos e pessoas que falam ou escrevem sobre música geralmente odeiam coletâneas. Os artistas também costumam odiar, principalmente as que são lançadas sem sua supervisão como “caça-níqueis” ou para cumprir algum contrato com a gravadora.

Na realidade as gravadoras adoram lançar coletâneas totalmente sem necessidade, só pra pegar uma grana fácil, isso quando ainda vendiam discos. E as coletâneas também ainda são um dos poucos produtos vendáveis junto com Boxes e Edições especiais.

Mas eu, particularmente, gosto de coletâneas. E posso afirmar que há grandes coletâneas no mercado. Algumas coletâneas são muito boas porque mostrar a trajetória de uma banda, sua evolução ao passar do tempo.

 

Existem 3 tipos de coletâneas (que me lembro nesse momento): Temos as coletâneas de Singles ou compactos; a temida “Greatest Hits (Maiores sucessos)” e a Antologia. As melhores são as de Singles e/ou as Antologias.

 

A de Singles traz todos os compactos da banda, geralmente organizados em ordem cronóligica e com as capinhas no encarte. Essas coletâneas mostram bem como uma banda evolui ao passar dos anos. A de Maiores sucessos é complicada porque as músicas nem sempre foram compactos (isso acontece mais ainda no Brasil) mas tocaram em rádio ou são consideradas sucessos pelo responsável pela edição da coletânea. A Antologia alem de compactos traz as musicas preferidas do artista, raridades ou versões.

 

Das coletâneas que escolhi para indicar aqui algumas talvez nem estejam em catalogo, mas são melhores do que algumas que saíram depois, pois saíram quando as bandas estavam no melhor de suas carreiras. Algumas foram escolhidas porque cobrem a carreira completa da banda e algumas porque vão ficar ai na cabeça de muita gente para sempre.

 


01 - SIMPLE MINDS – GLITTERING PRIZE

Coletânea de singles meio Greatest Hits. Isso porque não segue ordem cronológica e nem todas as musicas foram compactos. Não traz nenhuma raridade ou versão, mas cobre a carreira da banda até meados dos anos 90. Saiu em DVD com todos os vídeos, essa sim, mais precisa e coesa.

 


02 - THE CURE – STANDING ON A BEACH

A banda de Robert Smith tem mais duas coletâneas depois dessa. Mas Standing on the beach foi responsável pelo sucesso da banda em boa parte do mundo, inclusive no Brasil onde grande maioria de seus discos nunca foram lançados. O disco cobre a primeira e melhor fase da banda. É gritante a diferença da polemica “Killing an Arab” de “A night like this” que fecha a versão digital do disco. A versão em Cassete trazia além dos singles, todos os lados B desses singles. Esses lados B só são encontrados na Caixa Join the dots que não saiu no Brasil. O cassete saiu no Brasil na época.

 


03 - THE PRETENDERS – THE SINGLES

O Pretenders tem no máximo dois grandes álbuns na sua carreira. Mas em compensação é forte em compactos que viraram hits. O disco cobre o melhor da banda de Chrissie Hinde em todos os tempos. Trazia como bônus o dueto com UB40 para o cover “I got You babe”.

 


04 - NEW ORDER – SUBSTANCE

Esse disco duplo em vinil era mais uma antologia, pois trazia versões maiores dos compactos lançados pela banda, as ditas “doze polegadas”, singles especiais para DJs e rádio. Trazia várias músicas que não foram lançadas em álbuns da banda, inclusive versões regravadas para a coletânea como “Confusion” e “Temptation”, raras ainda hoje em suas versões compacto. A versão digital também era dupla, mas o segundo disco trazia todos os Lados B dos singles do CD1. Uma pancada quando saiu por aqui em CD e uma coletânea básica para fãs até hoje porque as coletâneas que saíram depois não tinham o mesmo peso.




05 - U2 – THE BEST OF (2 CDS)

O U2 lançou duas coletâneas que cobriam as duas primeiras décadas da banda. Todas as músicas foram trabalhadas pelo guitarriata The Edge para essa versão digital e todos traziam um disco extra com Lados B e remixes. Um prato cheio para fãs e algo soberbo para quem não gostava de ouvir os álbuns normais da banda irlandesa na integra.




06 - MARILLION – A SINGLES COLLECTION

Essa é a coletânea do Marillion. Além de cobrir a carreira da banda, cobre ainda o melhor das duas fases da banda: a do primeiro vocalista Fish e do segundo, Steve Hogarth, que entrou no álbum Season´s End.

É um achado porque traz versões menores das sempre extensas faixas do mundo progressivo.




07 - SUPERTRAMP – AUTOBIOGRAPHY

Também clássica entre as coletâneas, talvez seja campeã de vendas da discografia da banda, pois com exceção de “School”, todos os hits estão ai. Na realidade os clássicos. Depois a banda lançou uma coletânea dupla que pecou pelo excesso.




08 - THE CLASH - THE STORY OF THE CLASH

O The Clash foi uma das melhores bandas PUNK do mundo e basta essa coletânea dupla para se apaixonar pela banda. Depois de não passar ileso pelo som da banda, compre toda a discografia. Vale a pena.

 


09 - THE POLICE - EVERY BREATH YOU TAKE – THE SINGLES

Esse também é um excelente resumo da banda de Sting. Tem todos os hits ai. Desde “I can´t stand losing You” até uma versão regravada de “Don´t stand so close to me” para o lançamento desse disco. Faltou “King of pain”. Como essa coletânea ninguém encontra mais, tem uma dupla com som remasterizado ai no mercado que é bem bacana também.

 


10 - THE BEATLES – ANTHOLOGY

São 3 CDs duplos com farto material inédito da banda. Inédito para quem não tinha algum vinil pirata da banda ou CDs que começava a aparecer no mercado também conhecidos como bootlegs importados da Itália (onde era permitido lançar qualquer material de um artista pagando pouco direito autoral). Os responsáveis pelo espólio da banda abriram o olho e lançaram muita coisa boa nessa coletânea que acompanhou um seriado na TV recheado de imagens e informações inéditas da banda. O documentário de TV saiu depois em DVD com muito mais material. Para o evento, a banda (ou o que restou dela) ressucitou John Lennon para gravarem duas músicas inéditas: “Free as a Bird” e “Real Love”. Na época foi um evento sem igual para a música POP.

1 comment:

Anonymous said...

Si, probabilmente lo e