15.4.09

Menina Veneno fez 25 anos!



Foi há 25 anos. Isso mesmo! Já são 25 anos de “Menina Veneno” tocando em todas as rádios do Brasil. Desde que o compacto foi lançado como novidade e ainda hoje como flashback clássico ou em festas revival dos anos 80. “Menina Veneno” é um dos maiores petardos pop da historia do Brasil.

E pra não dizer que só comento aqui de relançamento e edições “gringas”, vou parabenizar o relançamento de Vôo de Coração, ainda no ano passado mas que só agora pude ver e ouvir. Esse é o primeiro disco solo do cantor inglês Ritchie em uma edição comemorativa em formato Digipack, som remasterizado, arte reproduzida do original, fichas técnicas e até faixas bônus. Um fato raro no Brasil. Mas, mais raro ainda é o fato do disco já estar nas lojas num preço muito bacana, sem o exagero dos preços de lançamentos similares por aí. Isso foi uma regra imposta pelo próprio Ritchie.

O disco trazia na época (1983) além do clássico “Menina Veneno”, as faixas “Pelo Interfone”, “Casanova”, “A vida tem dessas coisas” e “Vôo de Coração” que trazia guitarras de Steve Hacket (Sim! O Ex-guitarrista do mundialmente conhecido Genesis) e também foi sucesso radiofônico. Mas no disco tocavam Liminha, Lulu Santos e Lobão. Esses dois últimos faziam parte da banda progressiva Vimana em que tocavam junto com Ritchie mas nunca lançaram nada no mercado. A primeira faixa do disco, “No olhar”, remonta essa época de acordo com o próprio em notas escritas para cada faixa no libreto do disco.

Como faixas extras o CD traz “Menina veneno” em espanhol, “The Letter” em inglês, já que a no álbum saiu uma versão em português e “Vôo de Coração” em uma nova versão acústica.

O único “senão” nessa historia toda é que Ritchie nunca mais lançou um disco que chegasse à sombra de Vôo de Coração. Pelo menos com tantos hits.

Veja tracklist do relançamento de Vôo de Coração de Ritchie.





























































 


1. No Olhar


 


2. A Vida Tem Dessas Coisas


 


3. Vôo de Coração


 


4. Casa Nova


 


5. Menina Veneno


 


6. Preço do Prazer


 


7. Pelo Interfone


 


8. A Carta


 


9. Parabéns Pra Você


 


10. Tudo Que eu Quero


 


11. Baby Meu Bem


 


12. Mi Niña Veneno (Menina Veneno)


 


13. The Letter


 


14. Vôo de Coração

No comments: