26.7.09

Mais Michael Jackson,,,



Chuva de revistas com o Rei do POP Michael Jackson na capa. Da horrível capa da Q inglesa a capa da ressurreição da Bizz para uma edição tributo caprichada e já rara.

A edição nacional da Rolling Stone traz uma capa tão bonita quanto a da edição gringa. Além de uma matéria inédita aonde dá pra ler entrevistas antigas nunca publicadas no Brasil e o melhor: traduzidas.

A Bizz é a melhor de todas já que fala exclusivamente do fenômeno POP (esse sim, fenômeno de verdade). Traz matérias, discografias e fotos de tirar o fôlego. Valem o investimento. 

Foto da Bizz:

Velharia no Palco. Faltam novidades...



Para quem gosta de velharia no palco, o que garante som de primeira pode se preparar para o

próximo evento do Rock and Roll of Fame.



No palco vamos ver Bruce Springsteen, U2, Mettalica, Eric Clapton, Stevie Wonder, Aretha Franklin, Crosby Still Nash and Friends, Paul Simon e Art Grafunkel…Ufa!

O Evento consiste em 2 noites e acontece nos dias 29 e 30 de Outubro próximo em Nova Iorque. Vai ser um daqueles shows pra ficar na historia.

Para quem não sabe o Rock and Roll of Fame é uma instituição respeitadíssima que homenageia ou reconhece os maiores nomes do gênero no mundo. Melhor, nos EUA, berço do movimento.













*** Velharia no palco também aconteceu há algumas semanas. Sir Paul McCartney tocou novamente no telhado. 

Dessa vez nos Estados Unidos e no programa de entrevistas de maior audiência naquele país.

Pena que não foi uma reunião dos Beatles, que tocaram num telhado inglês para a gravação de seu projeto LP/Filme Let it Be, no final dos anos 60.

Macca tocou grandes hits e como não devia deixar de ser, fechou o trafego local por algumas horas.  Se procurar dá pra ver na Internet.

News of POP!

Se você, como eu, é do tipo que curte uma banda pelo som mas prefere que eles tenham um visual e uma postura interessantes, se já viu não deve ter gostado da banda inglesa The Gossip.



A vocalista da banda faz questão de polemizar e radicalizar no seu visual, creio que tentando impor alguma quebra de resistência nesse meio em que “estética é tudo”. 

Mas eu achava particularmente que isso não funcionava com essa banda, apesar de um som interessante. Apesar disso, eles ainda foram longe, mas nunca iam conquistar o mundo.





E também vivemos um mundo meio diferente de anos passados em que o que se ouvia e consumia era ditado pelos meios de comunicação de massa ou pela indústria fonográfica. Hoje a Internet cria novas opções de diversão e entretimento. Pode se destacar pela música ou pelo visual.





Parece que isso mudou pois a banda de Beth Ditto, vocalista,  resolveu jogar com as cartas do meio mainstream. Mudou o visual e também o som. Ficou mais acessível e agora sim, pode mudar o mundo.

Seu novo disco Music for Men, que acabou de ser lançado lá fora e é o quarto na carreira da banda, é muito bom. Mas a banda deu uma repaginada na parte visual e na parte musical também, o que pode trazer a banda para as massas...

Já postei aqui o clip de “Heavy Cross” que é muito legal. O som é um mix de Siouxsie & The Banshees, com Cyndi Lauper e um teço de Sex Pistols. Mas muito bom. Eu recomendo.

 








*** E o também inglês, mas quase americano DEPECHE MODE cancelou os 2 shows que fariam no Brasil e não divulgou novas datas e nem o motivo do cancelamento. Uma pena. Um grande amigo meu disse que talvez fosse uma das últimas oportunidades de ver a banda ao vivo (o que não acreditei na hora) por causa do tumor maligno que foi retirado da bexiga de Dave Gahan, vocalista da banda. Uma pena maior ainda...

*** Cuidado aos blogueiros que deixam links para baixar músicas na Net. Um americano que deixou vazar faixas do último disco do Guns´n´Roses, ou a banda de Axel Rose se alguém preferir, foi preso e condenado. Além de cumprir sentença, esse mesmo americano vai ter que participar de um comercial de propaganda anti-pirataria. A peça vai ao ar na próxima cerimônia do Grammy e deve ser veiculada mundialmente.

Diz a imprensa que a sentença só não foi mais pesada porque Kevin Cogill assumiu a culpa do crime de violação dos direitos autorais e se propôs a entregar a fonte inicial dessas músicas da banda, que vazou meses antes do disco ser lançado oficialmente.

Alega se que esse vazamento contribuiu para as fracas vendas do disco Chinese Democracy. Eu diria outra coisa, afinal o disco é bem fraco para o período de gestação que foi submetido.

 





*** Li no Yahoo que Ana Carolina teve suas contas bloqueadas por causa de suspeitas de envolvimento do seu pai no negocio de caça-níqueis. Uma injustiça. De acordo com o portal Yahoo. Mas de acordo com o mesmo portal a cantora nega qualquer ação judicial.

Agora quem devia ter contas bloqueadas em Brasília, nem praí. O presidente até defende...

12.7.09

E se foi mais um Piauí Pop. Coisa de Pop Star!



Agora se fala das maravilhas e do quão foi bom o Piauí Pop 2009. Novo Lugar, nova configuração...

Mas eu acho que alguns pontos precisam ser revistos e acertados para o próximo evento, afinal, o teresinense é um individuo complexo, sim, MUITO complexo.

Grandes movimentos e eventos aparecem e desaparecem com muita velocidade e agilidade. Por isso, como grande fã do Rock and Roll e do Piauí Pop em geral, gostaria de passar alguns pontos que se adicionados a outros e que repetidos muitas vezes, podem destruir um evento a curtíssimo prazo. E vou expor isso como entusiasta do Piauí Pop.

 

Primeiro: o valor de alguns produtos praticados dentro do evento. Uma garrafinha de água mineral custar o mesmo que uma garrafa de água de coco ou um refrigerante (que já não são baratos e não saem pelo preço praticado do outro lado do muro do evento) é um abuso! Coisa de Pop Star, que inclusive estragaram algumas no palco...

 

Eu fui para o espaço “Pega Leve” de uma cervejaria nacional. Bom, quando comprei prometeram um espaço diferenciado... Quase nada. A diferença entre o tal espaço e outro chamado Hot Space foi basicamente o preço (R$ 40,00). Os lugares para sentar eram poucos para as pessoas que tinham direito ao espaço, que ainda era compartilhado com os usuários do Hot Space. Hot Space que foi compartilhado com os que tinham o passaporte simples durante a última atração da noite.

 

A cerveja para quem gosta e consome é um problema. Para comprar é uma dificuldade e sempre, eu digo SEMPRE está quente. Gente, cerveja é pra servir gelada, principalmente no Piauí. Terra da cerveja gelada... Uma pena!

Pelo menos é barata, afinal, é só 50 centavos mais cara que uma garrafinha de água mineral. E não dá pra trocar pelo Uísque ou pela Vodka que são de marcas mais duvidosas ainda...

 


Ainda bem que o Piauí POP ainda é o melhor festival anual do estado.

Qual foi melhor show do Piauí Pop? Alanis Morissete!

Brincadeira! Foi o do Skank, que foi prévia do movimento.

Mas Rita Lee mandou bem mas não usou bem o palco. 

Mas usou um Theremin, instrumento russo muito raro que faz um som no mínimo, assombroso. Foi uma chance única dos piauienses verem e ouvirem um instrumento desse. 

Pena que a quase totalidade dos presentes não soubesse do que se tratava e que o aparelho não funcionou bem, por isso também não foi muito bem utilizado.





O troféu de melhor show do dia do festival vai para Jota Quest que fez um show em que o tempo parou. Tudo por dias melhores...

E as participações no show do Biquini foram o momento surpresa desse Piauí Pop, já que participações em eventos passados não aconteceram (pelo menos que eu lembre agora). Os vocalistas do Detonautas e do Jota Quest voltsram ao palco no amanhecer do dia para uns duetos. Muito bacana.





 

Fotos: João Henrique

Videos da semana!

O Simple Minds está de disco novo: Grafitti Soul

Uma edição especial dupla traz um disco bônus com mais covers para a coleção da banda.

Como não deixaram a gente anexar o clip novo, vamos com um velhinho mesmo.

 

SIMPLE MINDS - UNDERNEATH THE ICE


 

Já o Depeche Mode também de single novo, bloqueou o acesso. Mas tem um remix que vale a pena. Aproveitem enquanto não sai daqui...

Petardo do disco Sounds of the Universe.

 

DEPECHE MODE – PEACE (REMIX)

 


 Não entendo como alguns artistas bloqueiam o acesso remoto a seus vídeos, já que hoje a net é um dos maiores meios de divulgação de música e trabalhos nesse meio na nossa atual realidade. Uma pena.

Andando na Lua



Nem deixaram o corpo do Michael Jackson esfriar, melhor, ser enterrado que a indústria já tenta faturar algum no "repentino" sucesso do Rei do Pop. Aliás, Michael não vendia tanto a muito tempo... E há divídas a serem pagas.

Pois Moonwalker, que nunca tinha saído em DVD no Brasil, vem agora para as prateleiras de todo o país.

O Filme é um mega vídeoclipe que tem realmente grandes sequências, inclusive o longo vídeo de "Smooth Criminal".

Eu espero que na esteira de tantos relançamentos, a gravadora adicione como bônus em algum DVD o making of de Thriller, que é um filme sobre a feitura de um dos maiores clips de todos os tempos. 

Dirigido por John Landis (Um lobisomem americano em Londres), o documntário mostra como foi produzido o clipe de Michael, que teve orçamento de longa metragem, um feito ainda raro em materia de clipes até hoje.

Então é bom aguardar Moonwalker

Viva o Rei do POP!

Elvis Presley, Freddie Mercury, Cazuza, Renato Russo…  O que esses artistas tem em comum com Michael Jackson?

O fato de morrerem jovens e por complicações de saúde.

Junte-se a esses nomes Jimmy Hendrix, John Lennon, James Dean e muitos outros que morreram por outras causas, mas que causaram tanta comoção que nunca foram esquecidos, permanecendo no Olimpio da musica popular mundial até então.

Infelizmente um novo ícone foi acrescentado a essa lista: Michael Jackson.

 

Michael Joseph Jackson (1958-2009) não era só o rei do Pop. Era revolucionário, vendendor absoluto de discos, ganhador de inúmeros prêmios Grammy, produtor de vídeos que revolucionaram o mundo da POP music, era conhecido globalmente, Letrista de mão cheia, dançarino nato e ao mesmo tempo polêmico.

 

MJ agradava não só os fãs de música POP ou aquelas pessoas que o admiravam, como todo artista tem admiradores. MJ era conhecido por todos e a noticia de sua morte abalou (de alguma forma) todas as pessoas do planeta. Seja por comoção, pena ou até de forma sarcástica. Mas todos comentam a perca. Talvez seja a celebridade cuja morte seja a mais comentada nas última décadas.

 

Thriller, um dos melhores e mais importantes discos da história da música pertence a MJ, é o seu legado. Quase toda casa do mundo já deve ter tido uma cópia em suas discotecas. Foi meu primeiro LP oficialmente e muitos outros vieram após ele. De Thriller eu tenho 3 versões diferentes.  Não se pode esquecer os singles clássicos ainda da época do Jackson 5 e os primeiros solos, antes de MJ parar para cuidar da voz que se tornara aguda demais.

Quando voltou foi com Off The Wall que o tornaria no mínimo um Marvin Gaye em termos de conhecimento. Off the Wall foi o primeiro passo da conquista mundial orquestrada por Quincey Jones que culminou com Thriller. Bad, o sucessor, não foi lá essas coisas como álbum. Por esforço MJ lançou Dangerous que junto com seus megavídeos, foi o último trabalho de MJ eu mereceria alguma devoção ou respeito O que veio depois era pastiche do próprio MJ.

Mas como ouvi uma apresentadora dizer por ai, Michael podia simplesmente dizer: “Já fiz Thriller. O que vier pois é simples lucro”.

Thriller é um petardo POP a ser superado e esse ato esta cada vez mais distante de acontecer, graças ao cada vez maior desmantelamento da indústria fonográfica mundial.

Isso também dificulta cada vez mais o aparecimento de artistas POP com tamanha dimensão de notoriedade intercontinental como MJ.

      

Em todo o planeta pessoas amam MJ, curtem sua músicas, dançam suas coreografias, ficam escandalizadas com sua excentricidades, caçoam, fazem piada e sentem pena do pop star em decadência após carreira tão singular.

Madonna deve estar pensando nesse momento se tem tamanho poder de comoção de MJ... Os dois e acresenta-se ai talvez Bono (que hoje é maior que o próprio u2) são os maiores nomes do POP. Provavelmente o próprio MJ não tinha noção exata do quanto era conhecido e querido por todo o planeta, mesmo a tanto tempo sem lançar nada de impacto. O fato de seu envolvimento com suposta pedofilia agora não importa mais, pois se havia esse lado em MJ, agora ele não oferece mais perigo a sociedade. Mas sua música e contribuições pela música e pelo planeta, essas sim vão estar por ai por muito tempo e é por isso que os fãs e simpatizantes do Rei do Pop estão lutando.

 

Thriller, o clipe, é melhor que muito filme hollywoodiano por ai... Até clássicos nacionais. E é só um videoclipe. Mas o meu preferido é um dos mais obscuros de MJ e talvez por isso o mais comum de sua extensa e bela videografia. Trata-se de “Who is it” do álbum Dangerous, vídeo que em nenhum momento mostra o rei do pop fazendo passos de dança, grupos coreografados, crianças, imagens emocionantes e dramaticas ou ainda mirabolantes efeitos especiais. Mostra Michael com dor e conta uma história muito interessante. Na minha visão um dos poucos momentos em que MJ fala de amor ou paixão sem parecer forçar a barra.





Rei morto, Rei não pode ser posto. Então viva o eterno Rei do Pop!

Infelizmente quem vai fazer a festa no Brasil nos próximos dias são as barraquinhas de CDs e DVDs piratas pois as pouquíssimas lojas que tem em Teresina, provavelmente não vão resolver a demanda pelo Rei do Pop. Então vamos todos ao Camelôs´ Shopping.

A Volta dos que não foram...







Meu amigo Marco Antonio avisou e repasso aos leitores deste blog que tem Orkut, nem que seja mais pra baixar música como eu do que pra xeretar a vida alheia ou fazer exposicão da figura pessoal na net.

A Comunidade DISCOGRAFIAS no ORKUT está de volta. Isso mesmo! 

O melhor canal de atualização de discografias e garimpo daquele disco que você nao tem ainda, voltou ao ar depois que os órgãos de defesa das gravadoras fizeram ações na intenção de tirar a comunidade do ar. E conseguiram.

Mas "vive la resistance!"

Titãs de volta a ativa.





A super banda paulista Titãs lança novo CD: Sacos Plásticos

Mas cadê o DVD com o documentário sobre a historia da banda?

Sacos Plásticos é o álbum que reúne a banda após vários anos sem gravar nada inédito apesar de turnês e mais turnês Brasil afora e ainda o lançamento em cinema de um documentários que como tudo que vem da banda, parece que vai levar muito tempo pra ficar disponível no grande mercado de DVD afinal o filme não passou nos cinemas daqui. 

Só espero que não seja a mesma novela para o lançamento tão esperado e sempre prometido de uma caixa de discos com farto materal inédito da banda e remasterização de verdade da discografia da banda.



O novo disco tem um quê de O Blesq Blom, dos anos 80, com programações e loops, mas na realidade traz elementos do últimos trabalhos da banda na composição. Músicas mais adultas com um peso moderado.

"Quem vai salvar o mundo de você? E que vai salvar você do mundo?" diz a lentra de ""Quem vai salvar o mundo". Mas quem vai nos salvar dos Titãs do Iê Iê Iê? O sempre "Mais do mesmo"...  Era boa pedida pro Piauí Pop.

Videos POP!

Videos da semana:

Lili Allen e música com título intraduzível: "Fuck You!"

Se ligue que o vídeo é muito legal!





E um velho clássico revisitado do duo Technopop ERASURE: "Oh L´amour"

Essa tocou muito, inclusive nas boates de Teresina ali bem no final dos anos 80. Tardiamente por sinal.


Mais Videos POP!

Se as obras clássicas não satisfazem turmas mais novas, dê-lhes POP MUSIC, melhor ainda se estiver nas paradas.

Algo como LADY GAGA e sua "Just Dance".





E tem também a dança que contagia. Só prestar atenção.



Videos POP!

Eu gosto de POP. Mas claro, POP de qualidade, que tem muito por ai e muita gente da música mundial e nacional sabe disso. E pode até se aventurar nesse campo, sabendo que a linha que separa o Pop bom do Pop ruim é muito, MUITO fina.

O The Gossip não era uma banda nada pop. Desde suas músicas ao visual. Mas o que é bom sempre se sobresaí. E o que vejo nesse video bastante acessado essa semana. 

THE GOSSIP - HEAVY CROSS





Beyoncé é a princesa do POP atual. Faz o Pop no seu sentido mais comercial da palavra. Mas não é ruim e é além de tudo, bonito de se ver...Mais uma do álbum duplo mais desnecessário do ano passado (por que não um disco simples?)

BEYONCÉ - BROKEN HEARTED GIRL





O Vídeo do Whitesnake não esquecido. Só não foi colocado no Post passado simplesmente porque sua gravadora (ou a banda) não permite. 

Mas se alguem quiser ver e ouvir um dos clássicos ("com uma gata se querendo" como diria minha irmã) dos anos 80 visite o link: http://www.youtube.com/watch?v=GOJk0HW_hJw

Sem Fé.





O FAITH NO MORE nem foi fundado por ele, mas a banda só sobrevive quando ele está a posto. Eu falo de Mike Patton, o vocalista mais doido da banda mais “semi-pop” e “semi-undergorund” desde o Nirvana. Falo isso porque o FNM não é pop o suficiente para andar tocando em rádio, mas também não é cool ou desconhecida o suficiente para ser considerada undergound.

Patton fez a festa no Brasil quando aqui esteve em meados dos anos 90, Melhor, na primeira metade da década 90. 

Esteve na MTV onde falou e fez o que quis, fez shows e cativou muita gente com sua “insanidade” controlada. E tocou muito rock também.



O som do FNM era geralmente um rock pesado (não tinha nada de grunge) com muito, muito teclado, o que provavelmente deu o tom pop à sonoridade da banda.



Pois os caras voltaram a tocar depois de um longo hiato e estão lançando mais uma coletânea que pode anteceder um disco inédito The very Best Definitive Ultimate Greatest Hits Collection deve trazer além de Lados B e raridades, hits da banda como “Epic”, “From out of Nowhere”, “Falling to pieces”, “The Real Thing”, “The Edge of the World”, “Midlife Crisis”, “A small Victory”, “Who cares a lot” e as cover impagáveis de “Easy” e “I Started a Joke”, todas tocaram em rádio no Brasil quando isso ainda valia a pena.

Dizem por ai que a banda vai fazer turnê de retorno pela Ámerica latina, mas o Brasil não está incluso nos planos. Uma pena, pois deve haver muitos fâs com saudade da banda por aí...

Veja "The Edge of the World" em um dos poucos videos oficiais ao vivo da banda. Gravado na Ingleterra: