12.7.09

Viva o Rei do POP!

Elvis Presley, Freddie Mercury, Cazuza, Renato Russo…  O que esses artistas tem em comum com Michael Jackson?

O fato de morrerem jovens e por complicações de saúde.

Junte-se a esses nomes Jimmy Hendrix, John Lennon, James Dean e muitos outros que morreram por outras causas, mas que causaram tanta comoção que nunca foram esquecidos, permanecendo no Olimpio da musica popular mundial até então.

Infelizmente um novo ícone foi acrescentado a essa lista: Michael Jackson.

 

Michael Joseph Jackson (1958-2009) não era só o rei do Pop. Era revolucionário, vendendor absoluto de discos, ganhador de inúmeros prêmios Grammy, produtor de vídeos que revolucionaram o mundo da POP music, era conhecido globalmente, Letrista de mão cheia, dançarino nato e ao mesmo tempo polêmico.

 

MJ agradava não só os fãs de música POP ou aquelas pessoas que o admiravam, como todo artista tem admiradores. MJ era conhecido por todos e a noticia de sua morte abalou (de alguma forma) todas as pessoas do planeta. Seja por comoção, pena ou até de forma sarcástica. Mas todos comentam a perca. Talvez seja a celebridade cuja morte seja a mais comentada nas última décadas.

 

Thriller, um dos melhores e mais importantes discos da história da música pertence a MJ, é o seu legado. Quase toda casa do mundo já deve ter tido uma cópia em suas discotecas. Foi meu primeiro LP oficialmente e muitos outros vieram após ele. De Thriller eu tenho 3 versões diferentes.  Não se pode esquecer os singles clássicos ainda da época do Jackson 5 e os primeiros solos, antes de MJ parar para cuidar da voz que se tornara aguda demais.

Quando voltou foi com Off The Wall que o tornaria no mínimo um Marvin Gaye em termos de conhecimento. Off the Wall foi o primeiro passo da conquista mundial orquestrada por Quincey Jones que culminou com Thriller. Bad, o sucessor, não foi lá essas coisas como álbum. Por esforço MJ lançou Dangerous que junto com seus megavídeos, foi o último trabalho de MJ eu mereceria alguma devoção ou respeito O que veio depois era pastiche do próprio MJ.

Mas como ouvi uma apresentadora dizer por ai, Michael podia simplesmente dizer: “Já fiz Thriller. O que vier pois é simples lucro”.

Thriller é um petardo POP a ser superado e esse ato esta cada vez mais distante de acontecer, graças ao cada vez maior desmantelamento da indústria fonográfica mundial.

Isso também dificulta cada vez mais o aparecimento de artistas POP com tamanha dimensão de notoriedade intercontinental como MJ.

      

Em todo o planeta pessoas amam MJ, curtem sua músicas, dançam suas coreografias, ficam escandalizadas com sua excentricidades, caçoam, fazem piada e sentem pena do pop star em decadência após carreira tão singular.

Madonna deve estar pensando nesse momento se tem tamanho poder de comoção de MJ... Os dois e acresenta-se ai talvez Bono (que hoje é maior que o próprio u2) são os maiores nomes do POP. Provavelmente o próprio MJ não tinha noção exata do quanto era conhecido e querido por todo o planeta, mesmo a tanto tempo sem lançar nada de impacto. O fato de seu envolvimento com suposta pedofilia agora não importa mais, pois se havia esse lado em MJ, agora ele não oferece mais perigo a sociedade. Mas sua música e contribuições pela música e pelo planeta, essas sim vão estar por ai por muito tempo e é por isso que os fãs e simpatizantes do Rei do Pop estão lutando.

 

Thriller, o clipe, é melhor que muito filme hollywoodiano por ai... Até clássicos nacionais. E é só um videoclipe. Mas o meu preferido é um dos mais obscuros de MJ e talvez por isso o mais comum de sua extensa e bela videografia. Trata-se de “Who is it” do álbum Dangerous, vídeo que em nenhum momento mostra o rei do pop fazendo passos de dança, grupos coreografados, crianças, imagens emocionantes e dramaticas ou ainda mirabolantes efeitos especiais. Mostra Michael com dor e conta uma história muito interessante. Na minha visão um dos poucos momentos em que MJ fala de amor ou paixão sem parecer forçar a barra.





Rei morto, Rei não pode ser posto. Então viva o eterno Rei do Pop!

Infelizmente quem vai fazer a festa no Brasil nos próximos dias são as barraquinhas de CDs e DVDs piratas pois as pouquíssimas lojas que tem em Teresina, provavelmente não vão resolver a demanda pelo Rei do Pop. Então vamos todos ao Camelôs´ Shopping.

No comments: