22.4.09

Queen eletrônicamente primal.

Da Séria série: "Covers que mudaram o mundo".

Existem milhares de versões de "Bohemian Rhapsody", Clássico do Queen.

Mas tenho certeza que você nunca ouviu dessa forma:



Dá pra acreditar nisso????

Ficou muito bacana mas não pode ser sério...

Bote seu velho IBM e osciloscópios pra tocar, pode ser HIT no Youtube. hehehe...

Música para o povo!

No último posto esqueci de mencionar que Fortaleza ia receber, álias, recebeu porque foi ontem o show do Air Supply, umas das maiores bandas “Mela-cueca” do planeta terra. Sem contar que ano retrasado a banda já esteve em solo cearense.

Pois é, se pudesse tinha ido. Mas não rolou.

Rolou também Motorhead The Wailers (sem Bob Marley, claro), álias não sei se rolou ainda. 

Teresina no entanto, promete essa semana show do ex-ministro Gilberto Gil e o SKANK que é de longe uma das grandes bandas do país. Mais duas atrações nacionais.

 

Gil vem lançar seu ultimo disco Banda Larga Cordel. O disco é o primeiro de inéditas desde Quanta que saiu a onze anos atrás. Então não esperem um show de maiores sucessos, apesar de alguns nunca saírem de seu repertorio.

Gil junto com Caetano e Gal Costa, fez valer o movimento Tropicalista que contava com Torquato Neto entre seus entusiastas no final dos anos 60, foi exilado pelo regime militar e compôs algumas das melhores musicas da MPB entre elas “Super Homem a canção”, “Palco”, “Se eu quiser falar com Deus”, “Domingo no Parque”, entre tantas outras. Trabalhou como ministro da cultura no governo Lula e tem muitos vídeos engraçados no Youtube. Álias, li aqui no Portal AZ que a Assembléia vai fazer homenagem ao homem. Mas ele fez alguma homenagem ao Piauí? Pelo menos algum trabalho voltado pra nossa realidade? Mas aí é política e nisso não "meto o bedelho".

Por tudo isso Gilberto Gil deve ser um grande show. E uma dica: Se lhe oferecerem uma fita do Senhor do Bonfim, receba! Ela vale um presente.

Video da genialidade do homem no Youtube:


 

Já o Skank vem fazendo as pazes com o Pop no seu último disco Estandarte lançado ano passado. A nova música de trabalho da banda é “Sutilmente” que vai tocar depois de “Pará-raio” e “Ainda gosto dela” e foi escolhida por internautas no site da banda. 

O Skank toca em Teresina e abre as atividades do Piauí Pop 2009 que já tem Rappa e Biquíni Cavadão no cast e Rita Lee e Jota Quest como novidades. Vale esperar pra ouvir o Skank ao vivo novamente.

Clip de "Ainda Gosto dela" nova do Skank:




O Oasis é que não vem por aqui mesmo. São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre são as felizardas. Apartir de 7 de Maio as guitarras distorcidas e a grande influência “Beatle” vai varrer os palcos desses locais. Pra quem não vai (como eu) mas adora o Oasis dá pra baixar uns botlegs bem interessantes na Internet como um acústico e um disco de raridades cantadas por Noel Galangher (The Dreams we have as children), meu "Beatle", oops, Oasis preferido. É uma pena.

...

Vem ai Stefhany ao vivo. O show do ano em Teresina. Pelo menos pra quem gosta de rir muito e “curtir do som” e não “curtir um som”. Abraço aos corajosos!!!

Beyonce faz escola de gostosas em Londres!

Imagem milhares de Beyoncés dançando "Single Ladies" no centro da cidade.

Pois aconteceu em plena Londres. Veja o video:





Tudo não passa de uma grande ação de marketing. Apesar de ser pra um ciclete, quem ganhou mesmo foi a SANYO que tem um mega anúncio estrategicamente instalado em Picadilly Circus, centro turistico de Londres.

15.4.09

Os Beatles vão atacar seu bolso novamente!



Eles vão novamente fazer você colocar a mão no bolso. Os Beatles atacam novamente.

A gravadora da banda anunciou que no segundo semestre relança toda discografia da banda remasterizada pela primeira vez. As primeiras versões não eram remasterizadas, foram passadas diretamente das fitas para o CD, isso é, só masterizada. Fora desse pacote ficam os lançamentos do Cirque de Soleil (Beatles Love), o 1´s (Number Ones), Yellow Submarine Soundtrack e Let it be Naked, que foram “mexidos” para o lançamento.

O relançamento inclui todos os 12 álbuns da banda acrescidos de Magic Mystery Tour e os Past Masters vol.1 e vol.2. Em um primeiro momento todos virão com um DVD que traz um pequeno documentário com o “making of” de cada disco. A gravadora divulgou que equipamento analógico do lendário estúdio Abbey Road está sendo usado na remasterização das gravações originais assim como equipamento de última geração e esse trabalho já dura quatro anos. Tudo para manter a integridade da sonoridade original.

Agora cada disco vai sair de novo em capinhas que imitam os vinis originais e novos encartes com novos textos e fotos. Pela primeira vez os quatro primeiros discos da banda estarão disponíveis inteiros em versão estéreo. Para agravar ainda mais a situação de fâs menos favorecidos financeiramente serão lançada duas caixas com as versões estéreo e mono dos discos separadamente. É bom ter cuidado, pois a maioria dos discos que foram lançados são as versões mono, inclusive as do Brasil. As versões em estéreo são basicamente exclusivas do mercado pirata ou japonês. O pacote em mono só trará 10 discos, mas Rubber Soul e Help! trarão como bônus suas versões em mono inéditas em CD até hoje de acordo com a gravadora.

Abaixo você vê dois itens da diversidade bootleg For Sale em Stereo e Yellow Submarine em Mono (Como são da minha coleção posso atestar que a versão estereo de For Sale é muito superior a mono lançada comercialmente).  



     

A gravadora vai também poder lançar o material para downloads oficiais na Internet, o que só seria aprovado pelo espolio e especialmente Sir Paul McCartney se todo o material fosse remasterizado.

The Beatles in Stereo Box Set

Please Please Me

With the Beatles

A Hard Day’s Night

Beatles for Sale

Help!

Rubber Soul

Revolver

Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band

Magical Mystery Tour

The Beatles (The White Album)

Abbey Road

Let It Be

Past Masters

Yellow Submarine



Então prepare seu bolso. O lançamento lá fora é dia 9 de Setembro.

Menina Veneno fez 25 anos!



Foi há 25 anos. Isso mesmo! Já são 25 anos de “Menina Veneno” tocando em todas as rádios do Brasil. Desde que o compacto foi lançado como novidade e ainda hoje como flashback clássico ou em festas revival dos anos 80. “Menina Veneno” é um dos maiores petardos pop da historia do Brasil.

E pra não dizer que só comento aqui de relançamento e edições “gringas”, vou parabenizar o relançamento de Vôo de Coração, ainda no ano passado mas que só agora pude ver e ouvir. Esse é o primeiro disco solo do cantor inglês Ritchie em uma edição comemorativa em formato Digipack, som remasterizado, arte reproduzida do original, fichas técnicas e até faixas bônus. Um fato raro no Brasil. Mas, mais raro ainda é o fato do disco já estar nas lojas num preço muito bacana, sem o exagero dos preços de lançamentos similares por aí. Isso foi uma regra imposta pelo próprio Ritchie.

O disco trazia na época (1983) além do clássico “Menina Veneno”, as faixas “Pelo Interfone”, “Casanova”, “A vida tem dessas coisas” e “Vôo de Coração” que trazia guitarras de Steve Hacket (Sim! O Ex-guitarrista do mundialmente conhecido Genesis) e também foi sucesso radiofônico. Mas no disco tocavam Liminha, Lulu Santos e Lobão. Esses dois últimos faziam parte da banda progressiva Vimana em que tocavam junto com Ritchie mas nunca lançaram nada no mercado. A primeira faixa do disco, “No olhar”, remonta essa época de acordo com o próprio em notas escritas para cada faixa no libreto do disco.

Como faixas extras o CD traz “Menina veneno” em espanhol, “The Letter” em inglês, já que a no álbum saiu uma versão em português e “Vôo de Coração” em uma nova versão acústica.

O único “senão” nessa historia toda é que Ritchie nunca mais lançou um disco que chegasse à sombra de Vôo de Coração. Pelo menos com tantos hits.

Veja tracklist do relançamento de Vôo de Coração de Ritchie.





























































 


1. No Olhar


 


2. A Vida Tem Dessas Coisas


 


3. Vôo de Coração


 


4. Casa Nova


 


5. Menina Veneno


 


6. Preço do Prazer


 


7. Pelo Interfone


 


8. A Carta


 


9. Parabéns Pra Você


 


10. Tudo Que eu Quero


 


11. Baby Meu Bem


 


12. Mi Niña Veneno (Menina Veneno)


 


13. The Letter


 


14. Vôo de Coração

13.4.09



O Beastie Boys é um dos grupos mais direntes do mundo pop. Sim, POP! 

Pop porque vende muito e porque toca no rádio. Mas o BB consegue também ser alternativo e muito bom ao mesmo tempo.

Desde seu inicio lá nos idos anos 80, a banda já mostrou grande habilidade comercial, pois aproveitou a febre do Rock e do Hip Hop se unindo e invadindo as rádios dos EUA. Com Licensed to Ill (1984) a banda foi uma das pioneiras em sampler Hard Rock puro com Hip Hop, letras e comportamento politicamente incorreto.

Mesmo assim vendeu milhões de cópias. Pouco depois disso a banda começou a mudar e o fez radicalmente em pouco tempo.

Quando Paul´s Boutique saiu a banda alcançou um nível superior musicalmente o que melhoria com o passar do tempo. Mas foi um fracasso de vendas se considerado o estouro do álbum anterior. Vendeu pouco na época mas ainda vende até hoje e recentemente ganhou uma edição especial muito bacana.

Assim como ganhou também Check You Head, álbum em que a banda conta pela primeira vez com a produção na integra de Mario Caldato Jr. e o tecladista Money Mark. É também a volta da banda a sua raiz punk do inicio de carreira.

Como singles Check Your Head teve “So What´cha Want”, “Jimmy James”, “Pass the Mic” e “Gratitude”,

O álbum saiu agora com uma edição dupla remasterizada em 24-bits e com um disco extra com 16 raridades e remixes. 

Um presente para os fâs da banda.

Vale lembrar que o BB condena e menospreza o disco e a fase Licensed to ILL.

 

Faixas de Check your Head


  1. "Jimmy James" – 3:14 

  2. "Funky Boss" – 1:35

  3. "Pass the Mic" – 4:17

  4. "Gratitude" – 2:45

  5. "Lighten Up" – 2:41

  6. "Finger Lickin' Good" – 3:39

  7. "So What'cha Want" – 3:37

  8. "The Biz vs. The Nuge" – :33

  9. "Time for Livin'" – 1:48

  10. "Something's Got to Give" – 3:28

  11. "The Blue Nun" – 0:32

  12. "Stand Together"– 2:47

  13. "POW" – 2:13

  14. "The Maestro" – 2:52

  15. "Groove Holmes" – 2:33

  16. "Live At P.J.'s" – 3:18

  17. "Mark on the Bus" – 1:05

  18. "Professor Booty" – 4:13

  19. "In 3's" – 2:23

  20. "Namasté" – 4:01


Faixas Bônus:


  1. "Dub The Mic (Instrumental)"

  2. "Pass The Mic (Pt2, Skills To Pay The Bills)"

  3. "Drunken Praying Mantis Style"

  4. "Netty's Girl"

  5. "The Skills To Pay The Bills (Original Version)"

  6. "So What'cha Want (Soul Assasins Remix Version)"

  7. "So What'cha Want (Butt Naked Version)"

  8. "Groove Holmes (Live vs The Biz)"

  9. "So What'cha Want (All The Way Live Freestyle Version)"

  10. "Stand Together (Live at French's Tavern, Sydney Australia)"

  11. "Finger Lickin' Good (Government Cheese Remix)"

  12. "Gratitude (Live at Budikan 9-16-92)"

  13. "Honky Rink"

  14. "Jimmy James (Original Original Version)"

  15. "Boomin' Granny"

  16. "Drinkin' Wine"


 

Saudosas Coletâneas... Quando dava pra ouvir um disco todo.

Os críticos e pessoas que falam ou escrevem sobre música geralmente odeiam coletâneas. Os artistas também costumam odiar, principalmente as que são lançadas sem sua supervisão como “caça-níqueis” ou para cumprir algum contrato com a gravadora.

Na realidade as gravadoras adoram lançar coletâneas totalmente sem necessidade, só pra pegar uma grana fácil, isso quando ainda vendiam discos. E as coletâneas também ainda são um dos poucos produtos vendáveis junto com Boxes e Edições especiais.

Mas eu, particularmente, gosto de coletâneas. E posso afirmar que há grandes coletâneas no mercado. Algumas coletâneas são muito boas porque mostrar a trajetória de uma banda, sua evolução ao passar do tempo.

 

Existem 3 tipos de coletâneas (que me lembro nesse momento): Temos as coletâneas de Singles ou compactos; a temida “Greatest Hits (Maiores sucessos)” e a Antologia. As melhores são as de Singles e/ou as Antologias.

 

A de Singles traz todos os compactos da banda, geralmente organizados em ordem cronóligica e com as capinhas no encarte. Essas coletâneas mostram bem como uma banda evolui ao passar dos anos. A de Maiores sucessos é complicada porque as músicas nem sempre foram compactos (isso acontece mais ainda no Brasil) mas tocaram em rádio ou são consideradas sucessos pelo responsável pela edição da coletânea. A Antologia alem de compactos traz as musicas preferidas do artista, raridades ou versões.

 

Das coletâneas que escolhi para indicar aqui algumas talvez nem estejam em catalogo, mas são melhores do que algumas que saíram depois, pois saíram quando as bandas estavam no melhor de suas carreiras. Algumas foram escolhidas porque cobrem a carreira completa da banda e algumas porque vão ficar ai na cabeça de muita gente para sempre.

 


01 - SIMPLE MINDS – GLITTERING PRIZE

Coletânea de singles meio Greatest Hits. Isso porque não segue ordem cronológica e nem todas as musicas foram compactos. Não traz nenhuma raridade ou versão, mas cobre a carreira da banda até meados dos anos 90. Saiu em DVD com todos os vídeos, essa sim, mais precisa e coesa.

 


02 - THE CURE – STANDING ON A BEACH

A banda de Robert Smith tem mais duas coletâneas depois dessa. Mas Standing on the beach foi responsável pelo sucesso da banda em boa parte do mundo, inclusive no Brasil onde grande maioria de seus discos nunca foram lançados. O disco cobre a primeira e melhor fase da banda. É gritante a diferença da polemica “Killing an Arab” de “A night like this” que fecha a versão digital do disco. A versão em Cassete trazia além dos singles, todos os lados B desses singles. Esses lados B só são encontrados na Caixa Join the dots que não saiu no Brasil. O cassete saiu no Brasil na época.

 


03 - THE PRETENDERS – THE SINGLES

O Pretenders tem no máximo dois grandes álbuns na sua carreira. Mas em compensação é forte em compactos que viraram hits. O disco cobre o melhor da banda de Chrissie Hinde em todos os tempos. Trazia como bônus o dueto com UB40 para o cover “I got You babe”.

 


04 - NEW ORDER – SUBSTANCE

Esse disco duplo em vinil era mais uma antologia, pois trazia versões maiores dos compactos lançados pela banda, as ditas “doze polegadas”, singles especiais para DJs e rádio. Trazia várias músicas que não foram lançadas em álbuns da banda, inclusive versões regravadas para a coletânea como “Confusion” e “Temptation”, raras ainda hoje em suas versões compacto. A versão digital também era dupla, mas o segundo disco trazia todos os Lados B dos singles do CD1. Uma pancada quando saiu por aqui em CD e uma coletânea básica para fãs até hoje porque as coletâneas que saíram depois não tinham o mesmo peso.




05 - U2 – THE BEST OF (2 CDS)

O U2 lançou duas coletâneas que cobriam as duas primeiras décadas da banda. Todas as músicas foram trabalhadas pelo guitarriata The Edge para essa versão digital e todos traziam um disco extra com Lados B e remixes. Um prato cheio para fãs e algo soberbo para quem não gostava de ouvir os álbuns normais da banda irlandesa na integra.




06 - MARILLION – A SINGLES COLLECTION

Essa é a coletânea do Marillion. Além de cobrir a carreira da banda, cobre ainda o melhor das duas fases da banda: a do primeiro vocalista Fish e do segundo, Steve Hogarth, que entrou no álbum Season´s End.

É um achado porque traz versões menores das sempre extensas faixas do mundo progressivo.




07 - SUPERTRAMP – AUTOBIOGRAPHY

Também clássica entre as coletâneas, talvez seja campeã de vendas da discografia da banda, pois com exceção de “School”, todos os hits estão ai. Na realidade os clássicos. Depois a banda lançou uma coletânea dupla que pecou pelo excesso.




08 - THE CLASH - THE STORY OF THE CLASH

O The Clash foi uma das melhores bandas PUNK do mundo e basta essa coletânea dupla para se apaixonar pela banda. Depois de não passar ileso pelo som da banda, compre toda a discografia. Vale a pena.

 


09 - THE POLICE - EVERY BREATH YOU TAKE – THE SINGLES

Esse também é um excelente resumo da banda de Sting. Tem todos os hits ai. Desde “I can´t stand losing You” até uma versão regravada de “Don´t stand so close to me” para o lançamento desse disco. Faltou “King of pain”. Como essa coletânea ninguém encontra mais, tem uma dupla com som remasterizado ai no mercado que é bem bacana também.

 


10 - THE BEATLES – ANTHOLOGY

São 3 CDs duplos com farto material inédito da banda. Inédito para quem não tinha algum vinil pirata da banda ou CDs que começava a aparecer no mercado também conhecidos como bootlegs importados da Itália (onde era permitido lançar qualquer material de um artista pagando pouco direito autoral). Os responsáveis pelo espólio da banda abriram o olho e lançaram muita coisa boa nessa coletânea que acompanhou um seriado na TV recheado de imagens e informações inéditas da banda. O documentário de TV saiu depois em DVD com muito mais material. Para o evento, a banda (ou o que restou dela) ressucitou John Lennon para gravarem duas músicas inéditas: “Free as a Bird” e “Real Love”. Na época foi um evento sem igual para a música POP.