30.9.09

A Volta dos que não foram...2

Impressionante como algumas modas daquelas sem pé e nem cabeça voltam a assolar o meio Pop. Apesar de acontecer em vários meios, no da musica esses modismos são bem recorrentes e o pior, geralmente são retrocessos. 

Já tivemos o retorno do Vinil, que é uma atrocidade, pois não há comparação com o CD, DVD e Blue Ray. Mais poderoso é o Mp3, que mesmo não tendo qualidade, anda causando a morte de toda uma indústria fonográfica. E ainda tem facilidades de uso e manuseio sem iguais. 

Enquanto a indústria da tecnologia se esmera para desenvolvimento de novas tecnologias e facilidades para o “dia a dia”, alguns falsos modistas, que para mim parecem uns caranguejos meio imbecis (já que o crustáceo só anda para trás porque não tem outra opção) pensam em reativar as cangalhas do passado.

Semana passada li sobre o retorno dos velhos headphones, ou Fones de ouvidos como também são conhecidos. Nos anos 80 ficaram extremamente populares e ganharam as ruas, quando da invenção dos “Walkmans”. Até então os fones eram quase exclusivamente de uso domestico ou de estúdios de gravação.  O Walkman, que na época era uma novidade tecnológica, diminuiu o tamanho do gravador e dos fones. Mas isso era numa época que ainda ficavam fora dos ouvidos e tinham uma espécie de traça ou haste que servia para segurar os alto falantes. Hoje em tamanhos cada vez menores e com qualidade de som infinitamente superior, os fones podem causar até surdez em pouco tempo. Mas isso depende do bom senso. Muitos ficam quase invisíveis enquanto estão em uso.

Mas estão querendo trazer de volta os enormes fones de ouvido de antigamente, novamente. Seu uso ainda é aceitável para DJs e estúdios, mas no dia a dia?

Quando alguma moda, objeto ou pessoa volta ao meio por conta de estar esquecida ou não existir similar no meio atual, tudo bem, o retorno é valido, como por exemplo os óculos Ray Ban “Wayferer”, que tinham deixado de existir e não tinham nem similares no mercado. E o Belchior, que andava sumido, mas mais por causa do desinteresse das massas do que por modismo.

 

Mas o que justifica o retorno do vinil em um meio em que os MP3, com qualidade inferior mas com facilidades impressionantes, andam destruindo toda uma industria fonográfica? O que dizer então do CD, DVD ou Blu-Ray?

Por voltas como essas, é provável que em breve tenhamos em nossas salas objetos como a fita cassete, a TV preto e branco, a maquina de escrever ou até o Fusca (Para quem mesmo?).

Não é saudosismo. É retroceder!

 

*** Hoje é o dia de mais um retorno. O retorno do FAB Four que tem discos relançados, caixa e game lançados. Vale por que a gravadora promete que vamos ouvir a banda como nunca antes, graças a remasterização de um dos maiores estúdios do mundo.

Eu merecia ganhar era uma caixa com os CDzinhos, até pra não gastar dinheiro de novo.

No comments: