29.9.06

Esqueci a capa...


Capa do petardo do R.E.M.

28.9.06

Movimento Rápido dos Olhos

As vezes fico muito feliz com alguns lançamentos no mundo da música. Aqueles lançamentos que te estimulam, mesmo que você não possa financeiramente, a comprar um DVD ou antigamente, um CD. Um lançamento que me deu água na boca é o novo do R.E.M. que espero saia no Brasil no começo de Outubro.

A banda resolveu lançar AND I FEEL FINE – 1982-1987 THE BEST OF I.R.S. YEARS e WHEN THE LIGHT IS MINE 1982-1987 – THE VIDEO COLLECTION. Para quem não sabe a IRS foi a primeira gravadora da banda, antes da assinatura com a WARNER.

Como CD hoje já não tem a graça de antigamente, estou louco para botar as mãos no DVD. Com farto material (esse sim, completo – diferente do DVD Best of da Warner) o DVD tem tudo pra agradar os reais fâs da banda que nessa época era um quarteto (Berry, Buck, Mills, Stipe).
Muita coisa rara e farto material inédito em DVD, sem contar que cobre a melhor fase da banda que começou a ficar meio chata depois do Automatic for the people de 1992. O R.E.M. hoje é uma das maiores do mundo graças ao megahit “Losing my religion” do álbum OUT OF TIME, mas na época da IRS seu grande hit foi “The one I love” que já havia saído no DVD Pop Screen, lançado pela Warner americana.

Ver o clip de “FALL ON ME” de novo vai ser muito bacana. Só resta torcer para que os documentários saiam com legendas em português, o que se depender da EMI, podemos esquecer. Mas mesmo assim vale a pena conferir.

O DVD tem:
1. Wolves, Lower (inédito em DVD)
2. Radio Free Europe (Edit - inédito em DVD)
3. Talk About The Passion
4. Radio Free Europe (The Tube, 11.18.83, UK TV Show – Inedito )
5. Talk About The Passion (The Tube, 11.18.83, UK TV Show - inédito)
6. So. Central Rain (I'm Sorry) - (inédito em DVD)
7. Left Of Reckoning (inédito em DVD)
8. Pretty Persuasion (The Old Grey Whistle Test, 11.20.84, inédito em DVD)
9. Can't Get There From Here (inédito em DVD)
10. Driver 8 (inédito em DVD)
11. Life And How To Live It (inédito em DVD)
12. Feeling Gravity's Pull (First Time On DVD)
13. Can't Get There From Here (The Tube, 10.25.85, UK TV - inédito em DVD)
14. Fall On Me (inédito em DVD)
15. Swan Swan H (Athens, Ga - Inside/Out)
16. The One I Love
17. It's The End Of The World As We Know It (And I Feel Fine)
18. Finest Worksong
Extras:
The Cutting Edge, October 1983
19. Broadcast Segment (inédito em DVD)
20. Additional Interviews (inédito em DVD)The Cutting Edge, June 1984
21. Edited Broadcast Segment (inédito em DVD)
22. Additional Interviews (inédito em DVD)
23. Driver 8 (inédito em DVD)
24. Wendell Gee (inédito em DVD)
25. (Don't Go Back To) Rockville (inédito em DVD)
26. Time After Time (Annelise) (inédito em DVD)
27. Pageantry (inédito em DVD)
Hidden Tracks:
Radio Free Europe
Driver 8 (second take from Cutting Edge - inédito em DVD)

Depeche Mode


Grande Depeche Mode. Antes mesmo de relançar em DVD sua primeira coletânea de clips, a banda, ou a gravadora, está lançando THE BEST OF - Volume 1. Como sempre, o album também vai ser lançado em uma edição especial com DVD contendo Clips de toda a carreira da banda.
A seleção vai trazer clips ineditos em DVD e alguns já disponíveis. "Just can´t get enough", "See You", "Everything Counts", "People are people", "Master and Servant", "Shake the disease", "Dream on", "I feel love" e "Precious" são alguns exemplos. Mas ficaram de fora classicos como "The Meaning of love", "Leave in Silence", "But not tonight" e "MARTYR", o novo single e "John The revelator" entre outras. O CD traz como novidade a musica "MARTYR". A data de lançamento no exterior é 30 de outubro. No Brasil se sair com DVD até o final do ano já é lucro para os Fâs...
Um fato bem claro vendo a carreira da banda é que a fase Anton Corbijn parece ter ficado menos intensa com a banda, pelo menos no que se diz de videoclips. O fotografo que tem um estilo impressionantemente belo, tambem trabalha com meio mundo do Rock mundial, entre eles o U2, Bjork, David Bowie e R.E.M. O fotografo também dirige os shows da banda que na minha opinião vem ultimamente se aproximando do ERASURE em sua fase áurea, isso é, mais GAY, graças às afetações de Martin Gore.

Vale então esperar o Volume 2 dessa coletânea para que possamos completar nossa coleção de videoclips dessa que é a maior banda eletrônica (depois do Kraftwerk, é claro) do mundo.

Segue a listagem de músicas do álbum:
Disco 1 ( CD ) :
01. Personal Jesus ( "Violator", 1990 )
02. Just Can't Get Enough ( "Speak And Spell", 1981 )
03. Everything Counts ( "Construction Time Again", 1983 )
04. Enjoy The Silence ( "Violator", 1990 )
05. Shake The Disease ( "The Singles 81-85", 1985 )
06. See You ( "A Broken Frame", 1982 )
07. It's No Good ( "Ultra", 1997)
08. Strangelove ( "Music For The Masses", 1987 )
09. Suffer Well ( "Playing The Angel", 2005 )
10. Dream On ( "Exciter", 2001 )
11. People Are People ( "Some Great Reward", 1984 )
12. Martyr ( "Best Of", 2006 )
13. Walking In My Shoes ( "Songs Of Faith and Devotion", 1993 )
14. I Feel You ( "Songs Of Faith And Devotion", 1993 )
15. Precious ( "Playing The Angel", 2005 )
16. Master And Servant ( "Some Great Reward", 1984 )
17. New Life ( "Speak And Spell", 1981 )
18. Never Let Me Down Again ( "Music For The Masses", 1987 )

Disco 2 ( DVD ) :
01. Just Can't Get Enough ( Directed by Clive Richardson )
02. See You
03. Everything Counts ( Directed by Clive Richardson )
04. People Are People ( Directed by Clive Richardson )
05. Master & Servant ( Directed by Clive Richardson )
06. Shake The Disease ( Directed by Peter Care )
07. Stripped ( Directed by Peter Care )
08. A Question Of Time ( Directed by Anton Corbijn )
09. Strangelove ( 1987 Version ) ( Directed by Anton Corbijn )
10. Never Let Me Down Again ( Directed by Anton Corbijn )
11. Behind The Wheel ( Directed by Anton Corbijn )
12. Personal Jesus ( Directed by Anton Corbijn )
13. Enjoy The Silence ( Directed by Anton Corbijn )
14. I Feel You ( Directed by Anton Corbijn )
15. Walking In My Shoes ( Directed by Anton Corbijn )
16. In Your Room ( Directed by Anton Corbijn )
17. Barrel Of A Gun ( Directed by Anton Corbijn )
18. It's No Good ( Directed by Anton Corbijn )
19. Only When I Lose Myself ( Directed by Brian Griffin )
20. Dream On ( Directed by Stephane Sednaoui )
21. I Feel Loved ( Directed by John Hillcoat )
22. Enjoy The Silence 04 ( Directed by Uwe Flade )
23. Precious ( Directed by Uwe Flade )
24. Suffer Well ( Directed by Anton Corbijn )

1.9.06

A Cura.

Para acabar de matar certos colecionadores, me incluindo nessa turma, já que sou louco pela banda, a RHINO lançou lá fora mais dois CDs do THE CURE em versão remasterizada e expandida: THE HEAD ON THE DOOR e KISS ME KISS ME KISS ME. Além disso lançou também o raríssimo disco do THE GLOVE, parceria de Robert Smith e Steve Severim (Siouxsie & The banshees). As bolachas do Cure e do The Glove trazem além do material convencional, outro CD com Demos e versões ao vivo de musicas desses discos.

O Álbum THE HEAD ON THE DOOR foi o disco que trouxe a banda para o grande público. Com hits como “In Between Days” e “Close to me”, o The cure entrou nos EUA e no Brasil. Me lembro na época de ter ficado impressionado com o clipe de IBD. Aquela imagem azulada, aquele cabelo, aquela música.... Foi incrível como pirei naquela banda. Uma das últimas vezes que reconheci imediatamente que estava diante de algo incrível musicalmente foi quando vi o Nirvana pela primeira vez na MTV Brasil. Comprei o CD na hora. No caso do Cure , comprei o STANDING ON THE BEACH que saiu aqui naquele momento. Vale lembrar que nos anos 80 o atraso de lançamentos aqui era grande, muito diferente de hoje.

O álbum Kiss me Kiss me Kiss me tem grande importância também. Esse disco se foi lançado no Brasil em CD, foram muitas poucas copias, pois eu nunca vi em nenhuma loja. Tive a sorte de conseguir de um amigo, que fazia viagens a Manaus (paraíso dos importados na época) minha copia digital que vinha sem a faixa “Hey You”, hoje constante na versão. O lançamento desse disco coincidiu com a passagem da banda pelo Brasil, o que não pude presenciar ao vivo. Mas vi uma matéria na TVE e um especial pela Bizz. Comecei pelo vinil duplo que funcionava melhor que o CD pois tinha uma certa concepção em cada lado do disco. Mas diferente de outros colecionadores, prefiro o som do CD. E esta versão remasterizada então, deve estar cristalino o som. “Just like heaven” é uma daquelas canções que vão ficar por ai pra sempre. “Why can´t I be You” é pura festa e até hoje guardo o promo da Polygram que adquiri no mercado negro e que tinha uma versão Extended muito bacana. Tenho também um 12 polegadas importado de JLH que traz a música re-mixada, com um som muito mais poderoso.

São dois grandes discos do The cure e junto com Disintegration, que sairia bem depois, fazem parte da minha santa trilogia da banda (Minha opnião).

Recomendo o CD ao vivo IN CONCERT, que precede o The head on the door.
Pra mim, um dos melhores discos ao vivo já gravados. O som é ótimo e captura a banda como ela era. Selvagem e determinada.

Faixas adicionais:
THE HEAD ON THE DOOR - DISC TWO - RARITIES (1984 – 1985) 01 INBETWEEN DAYS (RS Home demo)02 INWOOD (RS Home demo)03 PUSH (RS Home demo)04 INNSBRUCK (RS Home demo)05 STOP DEAD (Studio demo)06 MANSOLIDGONE (Studio demo)07 SCREW (Stttttudio demo)08 LIME TIME (Studio demo)09 KYOTO SONG (Studio demo)10 A FEW HOURS AFTER THIS... (Studio demo)11 SIX DIFFERENT WAYS (Studio demo)12 A MAN INSIDE MY MOUTH (Studio demo)13 A NIGHT LIKE THIS (Studio demo)14 THE EXPLODING BOY (Studio demo)15 CLOSE TO ME (Studio demo)16 THE BABY SCREAMS (Live bootleg)17 THE BLOOD (Live bootleg)18 SINKING (Live bootleg)

KISS ME KISS ME KISS ME - DISC TWO – RARITIES (1986 – 1987)01 THE KISS (RS Home demo)02 THE PERFECT GIRL (Studio demo)03 LIKE COCKATOOS (Studio demo)04 ALL I WANT (Studio demo)05 HOT HOT HOT!!! (Studio demo)06 SHIVER AND SHAKE (Studio demo)07 IF ONLY TONIGHT WE COULD SLEEP (Studio demo)08 JUST LIKE HEAVEN (Studio demo)09 HEY YOU! (Studio demo)10 A THOUSAND HOURS (Studio alt mix)11 ICING SUGAR (Studio alt mix)12 ONE MORE TIME (Studio alt mix)13 HOW BEAUTIFUL YOU ARE (Live bootleg)14 THE SNAKEPIT (Live bootleg)15 CATCH (Live bootleg)16 TORTURE (Live bootleg)17 FIGHT (Live bootleg)18 WHY CAN’T I BE YOU? (Live bootleg)

THE GLOVE - DISC TWO – RARITIES (1983)01 Like An Animal (RS Vocal Demo)02 Looking Glass Girl (RS Vocal Demo)03 Sex-Eye-Make-Up (RS Vocal Demo)04 Mr. Alphabet Says (Alt RS Vocal Demo)05 A Blues In Drag (Alt RS Vocal Demo)06 Punish Me With Kisses (RS Vocal Demo)07 This Green City (RS Vocal Demo)08 Orgy (RS Vocal Demo)09 Perfect Murder (Alt RS Vocal Demo)10 Relax (Alt RS Vocal Demo)11 The Man From Nowhere (Alt Instrumental Mix)12 Mouth To Mouth (RS Vocal Demo)13 Opened The Box (A Waltz) (RS Vocal Demo)14 The Tightrope (Almost Time) (RS Vocal Demo)15 And All Around Us The Mermaids Sang (aka Torment) (RS Vocal Demo)16 Holiday 80 (Original Instrumental Mix)

THE TOP - DISC TWO - RARITIES (1982 – 1984) 01 YOU STAYED... (RS Home demo)02 ARIEL (RS Home demo)03 A HAND INSIDE MY MOUTH (Studio demo)04 SADACIC (RS Studio demo)05 SHAKE DOG SHAKE (Studio demo)06 PIGGY IN THE MIRROR (Studio demo)07 BIRDMAD GIRL (Studio demo)08 GIVE ME IT (Studio demo)09 THROW YOUR FOOT (Studio demo)10 HAPPY THE MAN (Studio demo)11 THE CATERPILLAR (Studio demo)12 DRESSING UP (Studio alt mix)13 WAILING WALL (Studio alt mix)14 THE EMPTY WORLD (Live bootleg)15 BANANAFISHBONES (Live bootleg)16 THE TOP (Live bootleg)17 FOREVER (version) (Live bootleg)

Lançamentos no exterior.


Nós, que moramos no Brasil, um país emergente qualquer, e gostamos de música estamos perdidos. Primeiro porque o dólar é caro e as gravadoras daqui estão pouco se lixando para os apreciadores de boa música ou colecionadores de discos. Mas também parte dessa culpa é do nosso sistema que atrapalha com seus sempre altos custos tributários. Entra ai então a já famosa turma da pirataria...

O que interessa é que estamos perdendo muita coisa boa. No exterior esta sendo lançado material de tirar o fôlego. Um exemplo é a coletânea do ELECTRONIC, GET THE MESSAGE que traz um DVD bônus com todos os clips da banda. Pra quem não sabe ou não lembra o ELECTRONIC é formado por Bernard Sumner (New Order), Johnny Marr (The Smiths) e eventualmente Neil Tennant (Pet Shop Boys), isso é, megabanda.

O DEPECHE MODE está lançando um DVD triplo! Ou melhor um DVD duplo com um CD bônus. Isso acaba com a pirataria, no exterior diga-se, já que no Brasil esse material, se saísse, custaria os olhos da cara... É claro, tem também a versão simples. Por aqui deve sair pelo menos a dupla.

Para assistir tive que importar o DVD duplo ao vivo do KRAFTWERK que aqui só saiu em CD. E mesmo assim, o CD duplo nacional tem um preço próximo ao DVD mesmo importado.